União Brasil e PP formalizam maior bloco da Câmara com 175 deputados
Grupo reúne parlamentares de nove partidos de centro e da base do governo
O partido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o PP, fechou acordo nesta 4ª feira (12.abr) com o União Brasil e anunciou a formação do maior bloco partidário da Casa com 175 parlamentares. O novo bloco será formado integrantes de nove legendas: PP, União Brasil, PSDB, Cidadania, PSB, PDT e Solidariedade, Avante e Patriota. Partidos de centro e que fazem parte da base aliada do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A formação do novo bloco foi anunciada na tarde desta 4ª, no Salão Verde, pelo líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), em conjunto com os líderes dos partidos que integram o bloco.
A união de partidos supera a aliança formada pelo Republicanos com o PSD no início do mês passado e que até então era o maior da casa, com 142 integrantes. Fazem parte do bloco, que agora é o segundo maior da Câmara: Republicanos, PSD, MDB, Podemos e PSC. A federação formada pelo partido do presidente Lula (PT-PCdoB-PV) soma 81 deputados.
A medida anunciada é uma resposta de Lira, que atuou diretamente na articulação com o PP e demais legendas para tentar manter o protagonismo sobre a sucessão na Câmara. Apesar da eleição do novo presidente da Casa ser só em fevereiro de 2025, os interessados já se movimentam para a disputa.