Piauí é o primeiro estado a concluir etapa de coleta do Censo 2022
Resultado do levantamento vai ser divulgado ao longo do ano que vem
Gorete Santos
O Piauí foi o primeiro estado a concluir a primeira etapa de coleta do Censo 2022. Apenas 1% da população se recusou a responder à pesquisa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Até 30 de novembro, os pesquisadores visitaram todos os endereços urbanos e rurais no estado. Ao todo, eles foram a 1.884,583 imóveis e contaram 3.159.583 habitantes. Agora, estima-se que faltem menos de 2% dos quase 3.290.000 mil estimados.
Mais de 7 mil pessoas se declararam indígenas. Pela primeira vez, as comunidades quilombolas são retratadas no Censo. Já foram ouvidos mais de 30 mil. Em 84% dos domicílios foi respondido o questionário básico, que leva cerca de 6 minutos. O restante participou da amostrada detalhada com 77 perguntas. Por ser o primeiro do Brasil a concluir a 1º etapa de coleta, o estado foi escolhido para a divulgação dos dados iniciais do Censo 2022.
A cerimônia de divulgação dos dados da primeira etapa da coleta do Censo demográfico do IBGE contou com a participação de autoridades políticas nas três esferas de governo, além de representantes de instituições, como universidades, a PM e a OAB.
A falta de recenseadores e a dificuldade de serem recebidos pelos moradores fizeram o IBGE prorrogar o calendário de coleta. A expectativa é de que os dados gerais da primeira etapa sejam apresentados até o final do ano. O Piauí começa imediatamente a segunda etapa - momento de procurar quem ainda não respondeu à pesquisa e de revisar as classificações sobre os imóveis.
O superintendente regional, Leonardo Passos, ressalta que os piauienses que não participaram podem e devem procurar o IBGE por meio do número 137, criado exclusivamente para facilitar o contato entre a população e os recenseadores.
O retrato fiel da população brasileira vai ser divulgado ao longo de 2023, e vem com novidades que servem de estímulo para a participação da população.
Leia também: