Ameaçados, órgãos públicos do Amazonas param atividades
Prefeitura de Manaus, governo estadual, TCE mantém trabalho remoto alegando medidas de segurança; Ônibus não circulam e escolas não abrem
SBT News
Nesta segunda-feira (7.jun), vários órgãos públicos decidiram paralisar as atividades presenciais por conta da ameaça de novos ataques criminosos em Manaus. Além disso, os ônibus do sistema de transporte público não sairão da garagem, por decisão do sindicato da categoria.
Saiba mais:
+Ambulância e ônibus são incendiados em Manaus durante a madrugada
Além disso, as aulas presenciais das escolas da rede estadual de ensino tiveram as aulas presenciais adiadas para terça-feira (8.jun). O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Educação, Luís Fabian, que tomou a decisão baseado na falta de circulação de ônibus do transporte público nesta manhã. A pasta reforça que os alunos não estarão desamparados neste momento.
"A Secretaria de Estado de Educação e Desporto informa que não haverá aula presencial em suas unidades de ensino da capital, nesta segunda-feira (07/06). A decisão se deu em razão da suspensão da operação do transporte coletivo em Manaus, conforme anunciado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), neste domingo (06/06). A Secretaria de Educação reitera, porém, que os alunos da rede estadual não ficarão desassistidos e deverão dar continuidade às atividades letivas por meio do "Aula em Casa", diz a nota.
Terceiro turno de trabalho e turno da manhã adiados
Ainda no domingo, o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas anunciaram a liberação do terceiro turno e da rota das 4 horas da manhã, visando proteger os trabalhadores dos ataques que ocorreram na cidade.
"Todos os trabalhadores das indústrias Naval, Eletroeletrônica, Magnética e Metalúrgicas estarão liberados do terceiro turno de hoje (06.jun) e da rota das 04 horas da manhã, até que a paz volte a reinar na cidade de Manaus", diz nota emitida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Manaus.
O sindicato ainda explica que as empresas farão os ajustes necessários nas suas jornadas de trabalho para garantir a segurança e a integridade física de seus funcionários e que as horas de trabalho perdidas serão recompensadas quando forem reestabelecidas as condições de segurança.
Ataques começaram no domingo
Durante a madrugada de domingo (6.jun), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas registrou em Manaus, ataques em pelo menos 17 veículos -- entre ônibus e uma ambulância. Os veículos foram incendiados.
Ainda segundo a SSP amazonense, a organização dos atentados começou de dentro de um presídio, após a morte de um traficante; a pasta considera a ação uma espécie de represália.
Até o momento, nenhum envolvido foi preso e não há informações sobre feridos.
*com informações do Portal Norte de Notícias
Veja reportagem do SBT Brasil: