Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, morre por covid-19
Sambista estava internado em um hospital do Rio de Janeiro sob tratamento contra a doença

SBT News

Ubirany foi fundador de um dos grupos mais tradicionais de samba do país | Reprodução/Redes sociais
Faleceu na manhã desta sexta-feira (11.nov) o sambista Ubirany, fundador do grupo Fundo de Quintal, devido a complicações da covid-19 em um hospital no Rio de Janeiro.
Ubirany Felix do Nascimento, nasceu no Rio de Janeiro em 16 de maio de 1940 e ele foi responsável por introduzir no samba o repique de mão - um instrumento cilíndrico que é tocado com as mãos e com ele também passou a fazer a identidade do grupo musical que existe desde os anos 1970.

A morte do artista foi anunciada nas redes sociais do grupo musical | Reprodução/Redes sociais
A assessoria de imprensa do grupo informa que em breve deve dar mais informações sobre o sepultamento do criador do grupo de samba.
O grupo
O Fundo de Quintal surgiu há mais de 40 anos e é considerado um dos grupos do gênero musical mais respeitados. Ubirany foi um dos fundadores, junto com Jorge Aragão, Almir Guineto, Sereno, Arlindo Cruz e Bira Presidente, e o grupo foi se formando a partir dos encontros no Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, sempre após os jogos de futebol, o grupo se reunia numa roda de samba para se divertir.
Atualmente, além de Ubirany, o grupo era formado pelos integrantes musicais Bira Presidente, Sereno, Ademir, Júnior Itaguaí e Márcio. Juntos os sambistas conquistaram o Brasil e mundo afora ao gravar 33 CDs, conquistando 15 discos de ouro; 4 discos de platina; Gravaram 5 DVDs.
O grupo também venceu o Grammy Latino 2015, na Categoria Melhor Álbum de Samba, com "Só Felicidade"; conquistou 4 prêmios do Trofeus Raça Negra - Categoria Melhor Grupo de Samba; e venceu 17 Prêmios da Música Brasileira, na categoria Melhor Grupo de Samba.