Austrália anuncia que irá reconhecer Estado Palestino em Assembleia Geral da ONU
Primeiro-ministro Anthony Albanese destacou compromisso com solução política e defendeu fim do ciclo de violência no Oriente Médio

Vicklin Moraes
A Austrália anunciou nesta segunda-feira (11) que reconhecerá o Estado palestino durante a próxima Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A confirmação foi feita pelo primeiro-ministro Anthony Albanese.
+ Israel diz ter matado jornalista da Al Jazeera em bombardeio contra Gaza
“A Austrália reconhecerá o direito do povo palestino a um Estado próprio, fundamentado nos compromissos que a Austrália recebeu da Autoridade Palestina. Trabalharemos com a comunidade internacional para tornar esse direito uma realidade”, afirmou Albanese.
A França foi o primeiro país a anunciar a intenção de reconhecer o Estado palestino, seguida por outros 14 países que assinaram um documento expressando o mesmo desejo.
+Trump quer expulsar os sem-teto de Washington e mandá-los para "longe da capital"
Em entrevista coletiva, Albanese ressaltou que “uma solução de dois Estados é a melhor esperança da humanidade para quebrar o ciclo de violência no Oriente Médio e para acabar com o conflito, o sofrimento e a fome em Gaza”.
O primeiro-ministro australiano também revelou ter conversado com o premiê israelense Benjamin Netanyahu na última quinta-feira (7), reforçando a necessidade de uma solução política em vez de militar para o conflito.