Publicidade
Jornalismo

Morre escritora ucraniana ferida em ataque russo contra restaurante

Victoria Amelina estava internada desde a última 3ª feira (27.jun) com fraturas graves no crânio

Imagem da noticia Morre escritora ucraniana ferida em ataque russo contra restaurante
Victoria Amelina nasceu em 1º de janeiro de 1986, em Lviv, e foi uma romancista, ensaísta, poetisa e ativista de direitos humanos ucraniana | Reprodução/PEN International
• Atualizado em
Publicidade

Morreu no último sábado (1º.jul) a escritora ucraniana Victoria Amelina, de 37 anos, ferida durante um ataque russo contra uma pizzaria na cidade de Kramatorsk, no leste da Ucrânia. A informação foi divulgada pela Organização PEN Ucrânia, responsável por promover a liberdade de expressão e da literatura ucraniana no país.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo a entidade, a morte de Victoria ocorreu no Hospital Mechnikov, em Dnipro, onde a escritora estava internada desde a última 3ª feira (27.jun) com fraturas graves no crânio. "Médicos e paramédicos em Kramatorsk e Dnipro fizeram tudo o que podiam para salvar sua vida, mas os ferimentos foram fatais", disse a organização.

Victoria estava jantando com uma delegação de escritores e jornalistas colombianos quando a pizzaria foi atingida por um míssil russo. O ataque resultou na morte de 13 pessoas, contando com a escritora, e em mais de 60 feridos. O governo ucraniano classificou o ato como crime de guerra. A Rússia, por sua vez, negou ter atingido o estabelecimento, afirmando que mira apenas em alvos militares.

Victoria Amelina nasceu em 1º de janeiro de 1986, em Lviv, e foi uma romancista, ensaísta, poetisa e ativista de direitos humanos ucraniana. Ela ganhou o Prêmio Joseph Conrad de Literatura por obras em prosa, incluindo os romances Dom's Dream Kingdom e Fall Syndrome, e foi finalista do European Union Prize for Literatura.

Desde o início da invasão russa na Ucrânia, Victoria começou a documentar crimes de guerra russos em territórios desocupados nas partes leste, sul e norte da Ucrânia. Em Kapytolivka, perto de Izium, por exemplo, a romancista encontrou um diário de Volodymyr Vakulenko, um escritor ucraniano morto pelos russos. 

+ Enviado de papa Francisco à Rússia se encontra com assessor de Putin

Ao mesmo tempo, Victoria começou a trabalhar no primeiro livro de não-ficção em inglês. Intitulado War and Justice Diary: Looking at Women Looking at War, que deve ser publicado em breve no exterior, a escritora conta histórias de mulheres ucranianas durante a guerra. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade