Brasil

Explosão de GNV no RJ completa uma semana e acende alerta para riscos da má manutenção

Há uma semana, um acidente matou duas pessoas durante abastecimento; especialistas reforçam importância de monitoramentos adequados

• Atualizado em

Neste sábado (14), completa uma semana da explosão de um cilindro de Gás Natural Veicular (GNV) em um posto de combustíveis no centro do Rio de Janeiro.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O acidente resultou na morte de duas pessoas e acendeu o alerta sobre os riscos do uso do gás sem a devida manutenção.

A tragédia aconteceu durante o abastecimento de um carro. O motorista Guaracy Ferreira Costa, de 64 anos, morreu no local. O frentista Paulo dos Santos, de 61, foi socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

Com isso, reacendeu a preocupação com os cuidados necessários para evitar acidentes com veículos convertidos para GNV. Especialistas alertam que a maioria dos acidentes com GNV ocorre por negligência na manutenção.

O cilindro deve estar no prazo de validade — que é de 20 anos — e em boas condições. Além disso, o equipamento precisa passar por inspeção anual em oficinas credenciadas pelo Inmetro.

A cada cinco anos, é obrigatória a revisão do recipiente para garantir que ele resista à pressão do abastecimento.

O uso de equipamentos irregulares também representa grande risco. Oficinas especializadas destacam a importância de utilizar apenas cilindros autorizados, com o selo de segurança do Inmetro.

Últimas Notícias