Publicidade
Mundo

Em busca de mais ajuda financeira e militar, Zelensky se reúne com Joe Biden

Encontro acontece no momento em que a Ucrânia perdeu o apoio bélico da Polônia

Imagem da noticia Em busca de mais ajuda financeira e militar, Zelensky se reúne com Joe Biden
zelensky e biden
• Atualizado em
Publicidade

Em busca de mais ajuda financeira e militar, Volodymyr Zelensky se reuniu hoje com Joe Biden, na Casa Branca, e com deputados e senadores, no Capitólio.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os encontros aconteceram no momento em que a Ucrânia perdeu o apoio bélico da Polônia, um dos principais aliados europeus -- e justamente quando sofreu o ataque mais intenso das últimas semanas.

43 mísseis foram lançados contra o país nesta 5ª feira (21.set). O pior ataque em mais de um mês atingiu sete grandes cidades. A Ucrânia consegue destruir a maior parte dos mísseis e drones, mas não controla onde caem os destroços.

Os ucranianos também não conseguem determinar o quanto de ajuda vão receber, nem o nível de apoio que têm na comunidade internacional. O governo do país está em plena campanha não apenas pra manter, mas pra ampliar a doação de armas. Por isso, Volodomyr Zelensky aproveitou sua passagem pelos Estados Unidos pra tentar diminuir a resistência da oposição ao governo Joe Biden, que ameaça limitar os gastos com a Ucrânia e até bloquear novos pacotes de ajuda.

Após visita ao Congresso, o presidente ucraniano agradeceu o apoio dos Estados Unidos, maiores doadores de armas e dinheiro à Ucrânia, e disse que não pode dividir os planos de guerra, sobre os quais conversou com deputados e senadores norte-americanos.

Na Casa Branca, mais uma reunião com Joe Biden, que diz apoiar a Ucrânia por quanto tempo for necessário, mas o ucraniano precisa diminuir resistências. Foi o que motivou o encontro com o presidente Lula e o que precisará fazer com um dos seus principais aliados europeus. A Polônia anunciou que não enviará mais armas ao vizinho.

Por trás do anúncio, há uma disputa comercial em torno da entrada de grãos ucranianos na Europa, o que afeta o mercado polonês. Zelensky irritou os aliados ao dizer, na ONU, que eles estão ajudando a Rússia ao dificultar a venda de grãos da Ucrânia no mercado europeu. Por conta da ameaça russa, a Ucrânia não consegue mais exportar alimentos pra outras partes do mundo pelo Mar Negro.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade