Governo anuncia medidas para combate ao desmatamento na Amazônia
Governo Federal também anunciou a retomada do programa Bolsa Verde

Vanessa Vitória
No Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente Lula e a ministra Marina Silva anunciaram o plano para combater o desmatamento na Amazônia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No evento, Marina Silva criticou a medida provisória aprovada pelo Congresso na última semana, que tirou algumas atribuições da pasta. "Tivemos um retrocesso. [...] Não posso concordar porque elas vão na contramão daquilo que significa ter uma legislação ambiental robusta", disse a ministra.
O presidente Lula disse que o agronegócio não precisa derrubar uma árvore para crescer. Ele afirmou também que o novo plano de combate ao desmatamento na Amazônia vai retomar a criação de áreas protegidas, o monitoramento do território por satélite e dar respostas rápidas em qualquer emergência ambiental por parte de uma força tarefa sempre pronta para agir em situações de risco.
O novo plano também prevê o embargo imediato da área desmatada ilegalmente no Brasil, a criação, até 2027, de novas unidades de conservação em 3 milhões de hectares além do combate a crimes como tráfico de drogas, de armas e de pessoas, a lavagem de dinheiro, o trabalho escravo, os assassinatos por encomenda e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
"Criem vergonha e cuidem da terra que vocês moram, porque aqui que nos vamos ter que sobreviver, aqui nós somos iguais e aqui a gente não pode permitir que uns sejam tratados com mais desrespeito que os outros", afirmou o presidente.
O Governo Federal também anunciou a retomada do Bolsa Verde, programa de assistência social que visa incentivar famílias de baixa renda na região amazônica a 'vestir a camisa' de preservação ambiental. Segundo Lula, o Bolsa Verde é uma das bases para a sustentabilidade e "vai ajudar 28 milhões de pessoas que vivem na Amazônia e querem viver de forma decente".
Lula também assinou o veto de trechos da lei, aprovada pelo Congresso, que enfraqueciam a preservação da Mata Atlântica.
Leia também: