Após denúncias, mulher é presa acusada de maltratar cachorro
Instituto afirma que 185 mil animais são abandonados ou resgatados após maus-tratos

Airton Salles Júnior
Uma mulher foi presa em flagrante acusada de maltratar um cachorro na zona leste de São Paulo (SP). O bicho foi encontrado na casa dela e foi resgatado com vários ferimentos resultantes, possivelmente, de agressões.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Vídeos que circulam nas redes sociais impressionaram pela crueldade. Com as denúncias, policiais da divisão do meio ambiente foram até à residência e encontraram o animal amarrado, sem água e sem comida. Em imagens registradas pela equipe, a mulher ainda afirma não gostar de animais.
A mulher teve a prisão preventiva determinada pela Justiça pelo crime de maus-tratos. A defesa da mulher, identificada como Maria do Carmo, entrou com pedido de habeas corpus.
O cachorro foi entregue a uma ONG e está em tratamento após lesões graves na cabeça, impregnadas de larvas por conta do sangramento e da falta de cuidados.
Segundo o Instituto Pet Brasil, são 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos. Grupos protetores e ONGs acolhem os animais. Leis recentes foram sancionadas por vários estados, complementando o trabalho que já era feito pelas instituições e inibindo os crimes.
Em São Paulo, uma lei sancionada este ano obriga que veterinários e donos de pet shops denunciem casos como o ocorrido acima. O descumprimento pode gerar sanções, como multas pela omissão. Já no Rio de Janeiro, a multa para quem for flagrado maltratando pets pode chegar a R$ 8 mil. Desde 2020 uma lei federal pune esse tipo de situação com até cinco anos de prisão.