Apenas metade das crianças foram vacinadas contra a poliomielite
Para reverter cenário, estratégias estão sendo postas em prática

Gabriela Lerina
A uma semana do final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, apenas metade das crianças se vacinaram contra a doença. Para reverter, algumas estratégias foram postas em prática.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De casa em casa, agentes de saúde procuram crianças que ainda não foram vacinadas. Com a iniciativa, mais de 40% das crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas em Novo Hamburgo, na Grande Porto Alegre. A estratégia pode servir de exemplo para incentivar outros municípios brasileiros, diante da baixa adesão das famílias.
Apenas 51,5% das crianças foram vacinadas no Brasil. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95%. Paraíba (80%), Amapá (73,5%), e Alagoas (71,8%) são os estados que mais aplicaram doses. Os mais atrasados são Roraima (20,3%), Acre (22,3%) e Rio de Janeiro (29,2%). Nenhum estado atingiu a meta da campanha.
Nesta semana, a Organização Pan-Americana da Saúde alertou para o risco do Brasil voltar a registrar casos de paralisia infantil. Para a Sociedade Brasileira de Imunizações, é necessário criar novas medidas para conscientizar a população. "Quem é adulto hoje não conhece a pólio. Esse é um dos motivos pelo qual os pais não estão levando a sério a importância de manter a vacinação em dia", afirmou Mônica Levi em entrevista ao SBT.
Leia também: