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Economia

Desistência de compra aumentou em 16,4% neste ano, mostra pesquisa

O brasileiro está sendo obrigado a abrir mão de produtos de primeira necessidade

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Homem apoiado sobre carrinho de mercado com compras, olhando para tela do celular (Reprodução/SBT Brasil)
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Com a queda do poder de compra do consumidor, tem mais produtos ficando para trás na hora de passar pelo caixa do supermercado. Segundo uma pesquisa inédita, feita pela empresa de tecnologia para o varejo Nextop, a desistência de compra aumentou em 16,4% nos primeiros seis meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021.

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O que mais tem é cliente em dúvida se leva ou não leva. "Hoje com R$ 100,00 a gente leva três, quatro coisinhas para casa", falou a enfermeira Lúcia Rofe. Muita gente só se dá conta quando chega no caixa. "Dá um susto enorme, porque você está pensando que vai chegar lá, encontrar um preço e chega lá e encontra outro", disse a advogada Cirlan de Souza.

Tirar alguma coisa das compras é a saída que muitos brasileiros têm encontrado. De acordo com Juliano Camargo, CEO da Nextop, "a inflação alimentar comeu o poder de compra do consumidor". A pesquisa da empresa mostra que o consumidor não tem deixado para trás apenas itens considerados não essenciais. O brasileiro está sendo obrigado a abrir mão de produtos de primeira necessidade, inclusive de alimentos que fazem parte da cesta básica.

Leite, óleo de soja e farinha de trigo. Produtos que, muitas vezes, são devolvidos na hora de pagar. "Era para levar dois leites e acabei levando um leite só", falou o fisioterapeuta Luis Carlos Pereira. O motivo, o fiscal Francisco Alves resumiu bem qual é: "a gente ganha pouco e paga muito caro nas coisas".

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