Publicidade
Brasil

PF nega que corpos de indigenista e jornalista tenham sido encontrados

Agentes dizem não ter encontrado indícios que possam ajudar na busca pelos desaparecidos

Imagem da noticia PF nega que corpos de indigenista e jornalista tenham sido encontrados
bruno pereira e dom phillips
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Federal negou a informação de que os corpos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips tenham sido encontrados. O mesmo posicionamento já havia sido divulgado, no início da tarde desta 2ª feira (13.jun), pelo Comitê de Crise da PF, que coordena a operação no Amazonas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Agentes que atuam diretamente nas buscas, em Atalaia do Norte, em Manaus, afirmaram inclusive que, nas últimas horas, não foram encontrados indícios que possam ajudar na busca pelos desaparecidos. A declaração foi dada ao enviado especial do SBT ao Amazonas, José Luiz Filho, que acompanhou o 9º dia de buscas por Pereira e Phillips na região.

O repórter relata ainda que a equipe de reportagem do SBT estava com policiais que atuam na região, no momento em que começou a circular a notícia de que os desaparecidos haviam sido localizados, e que a informação foi recebida com estranheza pelas autoridades.

A União dos Povos Indígenas do Vale de Javari, que tem atuado, de forma independente, na varredura da região, também negou. "Não confirmou ainda, nada confirmado", disse o indigenista da Unijava, Orlando Possuelo.

Buscas entram no 9º dia

Nesta 2ª feira, equipes de buscas, formadas por agentes da Polícia Federal, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Amazonas, concentraram seus esforços em um ponto do Rio Itaquaí, onde integrantes do Univaja teriam identificados marcas na vegetação.

Na mesma região, do outro lado da margem do rio, policiais federais, peritos e mergulhadores realizavam uma varredura em busca de mais vestígios dos desaparecidos. Naquele local, equipes do Unijava também teriam localizado uma lona plástica que, segundo indígenas, Bruno Pereira levava no barco em que viajava com Dom Phillips.

"Encontraram lona, tinha encontrado algumas vestimentas, que eles não pegaram, né? Tem esse tipo de coisa que foi encontrada aqui. Uniformes que o nosso pessoal utiliza. Mas, o Bruno, que era bem grande, a roupa dele era só dele mesmo", conta Orlando Possuelo, do Unijava.

No domingo (12.jun), as equipes de busca retornaram com o material encontrado pelos indígenas: a lona azul do barco, um cartão do SUS, uma calça preta, chinelos, pares de botas do indigenista e do jornalista, além de uma mochila de Phillips e roupas. Os objetos estão sendo submetidos a perícia, mas a Polícia Federal não informou onde está sendo realizada a análise ou o prazo para sua conclusão.

Veja reportagem do SBT Brasil:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade