Publicidade
Mundo

Inflação dos EUA fecha em 8,3% no acumulado de 12 meses

Apesar da alta de 0,3%, Índice de Preços ao Consumidor do país indicou tendência de desaceleração

Imagem da noticia Inflação dos EUA fecha em 8,3% no acumulado de 12 meses
dólar
• Atualizado em
Publicidade

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos fechou o mês de abril com alta de 0,3%, acima das projeções, segundo relatório divulgado, nesta 4ª feira (11.mai), pelo Departamento do Trabalho do país.

No período de 12 meses, a inflação norte-americana acumula alta 8,3%, apenas 0,2 pontos percentuais abaixo do maior patamar já registrado nos EUA, em dezembro de 1981.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Apesar do resultado superior às estimativas de mercado, que projetava um acumulado de 8,1% para o período, o número indica uma leve desaceleração do CPI, em relação ao mês de março, quando o índice avançou 1,2%.

O Departamento do Trabalho norte-americano atribui o avanço da inflação aos reajustes nos preços da energia e dos alimentos no país, que chegaram a 30,3% e 9,4%, respectivamente, nos últimos 12 meses.

"Os aumentos nos índices de moradia, alimentação, passagens aéreas e veículos novos foram os maiores contribuintes para o aumento de todos os itens com ajuste sazonal. O índice de alimentos subiu 0,9% no mês, enquanto o índice de alimentação em casa subiu 1%", informou o departamento, no relatório.

O peso desses itens no bolso da população norte-americana é ilustrado pelo chamado "núcleo do CPI", que traz um recorte da inflação dos EUA, excluindo a variação de preços da energia e dos alimentos. O dado mostra um avanço de 0,6% de alta em abril, com um avanço de 6,2% no acumulado anual.

Para tentar conter o avanço da inflação no país, o Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos, anunciou, na semana passada, um aumento de 0,5% ponto percentual na taxa básica de juros, que passou a variar entre 0,75% e 1%.

Leia também:

+ Lira e mãe de Ciro Nogueira indicam R$ 750 mi em emendas de relator

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade