Região ao redor de Kiev é retomada pelos ucranianos, dizem autoridades
Ministério da Defesa fez a afirmação; Mariupol segue sob ataques
SBT Brasil
Segundo as autoridades ucranianas, toda a região ao redor da capital Kiev foi retomada pelas tropas de Zelensky. Informação foi divulgada neste sábado (2.abr) pelo Ministério da Defesa da Ucrânia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A cidade portuária de Mariupol é a que mais sofre com os ataques e bombardeios das tropas russas. A dificuldade para chegar até o local por falta de segurança impede que a Cruz Vermelha consiga fazer uma ofensiva para a retirada de civis. Muitos moradores da cidade mais atingida buscam refúgio em Berdyansk, a 80 km de distância, alguns chegam até lá a pé.
Dinheiro foi oferecido para que ucranianos fossem a Rússia, ideia repudiada pela maioria dos cidadãos, mas um grupo optou por seguir viagem para Kazan e agora irão fazer parte do enredo do governo russo: o de que essas pessoas foram salvas pelo país comandado por Vladimir Putin
O governo da Ucrânia e a OTAN acreditam que o recuo das tropas russas em alguns pontos do país não é por acaso, pois já se falava em um reagrupamento das forças de Moscou para uma nova ofensiva. Outra frente pode aparecer na guerra e, segundo o governo da Ucrânia, um país que faz fronteira com o território e tinha sido poupado dos ataques russos até então pode virar alvo.
Veja também: