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Economia

Redução no IPI teve impacto mínimo no preço dos automóveis

Desconto em veículos novos chega a no máximo 4% para o consumidor, segundo associação de fabricantes

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A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, teve um impacto mínimo no valor final dos veículos novos, desde que foi anunciada, no final de fevereiro, pelo Governo Federal. 

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A medida atinge todos os produtos industrializados, ao saírem da fábrica ou desembarcarem no Brasil, e tem o objetivo de acelerar as vendas no país.

Especificamente no caso dos veículos, a redução no IPI foi de 18,5%, com uma alíquota que varia de acordo com o modelo do automóvel. Com isso, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), os descontos chegam a, no máximo, 4% para os consumidores.

Por exemplo: um carro popular 1.0, de R$ 60 mil e incidência de IPI de 7%, com a redução aplicada, o valor final fica, em média, R$ 800 mais barato.

O economista Rogério Tolfo explica que, para chegar ao consumidor, a queda no IPI para os fabricantes de veículos ainda depende de outros fatores. "Nós vivemos um problema de inflação de custos, né?! O custo de vida, o custo dos produtos, dos insumos, cresceu, e isso gerou impacto nos preços de venda, então, enquanto isso não for sanado, são medidas paliativas", diz o especialista.

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