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Brasil

Mais de 100 mil escolas rurais foram fechadas nos últimos 20 anos

Especialistas alertam também para a precariedade das unidades de ensino que continuam abertas

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Um levantamento, realizado pelo Fórum Educação no Campo, revela que mais de 100 mil escolas rurais fecharam nos últimos 20 no país, e alerta para as condições precárias que se encontram as poucas unidades de ensino que permanecem abertas.

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Na escola da zona rural de Aruará, no sudoeste paraense, alunos convivem com um ninho de cupim e animais que entram pelas tábuas "Ela foi meter a mão em uma caixa de livro, e tinha uma jararaca dentro. Quase mordeu a mão dela", conta o agricultor João Batista, cujos filhos frequentam a unidade

Na velha casa que serve de escola para as crianças, o teto e o piso de madeira estão quebrados, os alunos se queixam do calor, já que não há ventilador, e nem muito menos um banheiro. O cenário de abandono é o mesmo em várias outras escolas rurais paraenses; pelo menos, as que permaneceram abertas. Só nos últimos dois anos, 338 escolas rurais fecharam no estado do Pará.

O pesquisador da Universidade Federal do Pará e coordenador do estudo, Salomão Hage, argumenta que os gastos com a manutenção dos prédios, em locais distantes, para uma quantidade reduzida de alunos, são o que acaba pesando na decisão dos gestores públicos pelo fechamento das escolas.

"Envolve a questão da infraestrutura, das crianças penarem se deslocando, às vezes à pé, no sol quente ou pegando chuva, às vezes sem se alimentar direito, acordando muito cedo; às vezes por conta do horário da maré. Então, é um conjunto de fatores que precisa ser levado em conta", diz o professor, acrescentando que, na grande maioria das vezes, com o encerramento das atividades nas escolas rurais menores, os alunos acabam sendo transferidos para instituições mais centralizadas, e logo, menos acessíveis para essa população.

Para o oficial de Educação do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, todos esses fatores prejudicam o ensino e, consequentemente, colaboram para a evasão escolar.

"Não só no pensamento do processo de ensino aprendizagem, mas também no apoio psicossocial no acolhimento para essa criança, né? A escola é também muito importante para soberania alimentar dessas famílias, né? Muitas crianças tinham na alimentação escolar uma das suas principais fontes nutritivas do seu dia a dia", lembra o representante do Unicef, Matheus Rangel.

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