Mais de 100 mil escolas rurais foram fechadas nos últimos 20 anos
Especialistas alertam também para a precariedade das unidades de ensino que continuam abertas

SBT Brasil
Um levantamento, realizado pelo Fórum Educação no Campo, revela que mais de 100 mil escolas rurais fecharam nos últimos 20 no país, e alerta para as condições precárias que se encontram as poucas unidades de ensino que permanecem abertas.
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Na escola da zona rural de Aruará, no sudoeste paraense, alunos convivem com um ninho de cupim e animais que entram pelas tábuas "Ela foi meter a mão em uma caixa de livro, e tinha uma jararaca dentro. Quase mordeu a mão dela", conta o agricultor João Batista, cujos filhos frequentam a unidade
Na velha casa que serve de escola para as crianças, o teto e o piso de madeira estão quebrados, os alunos se queixam do calor, já que não há ventilador, e nem muito menos um banheiro. O cenário de abandono é o mesmo em várias outras escolas rurais paraenses; pelo menos, as que permaneceram abertas. Só nos últimos dois anos, 338 escolas rurais fecharam no estado do Pará.
O pesquisador da Universidade Federal do Pará e coordenador do estudo, Salomão Hage, argumenta que os gastos com a manutenção dos prédios, em locais distantes, para uma quantidade reduzida de alunos, são o que acaba pesando na decisão dos gestores públicos pelo fechamento das escolas.
"Envolve a questão da infraestrutura, das crianças penarem se deslocando, às vezes à pé, no sol quente ou pegando chuva, às vezes sem se alimentar direito, acordando muito cedo; às vezes por conta do horário da maré. Então, é um conjunto de fatores que precisa ser levado em conta", diz o professor, acrescentando que, na grande maioria das vezes, com o encerramento das atividades nas escolas rurais menores, os alunos acabam sendo transferidos para instituições mais centralizadas, e logo, menos acessíveis para essa população.
Para o oficial de Educação do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, todos esses fatores prejudicam o ensino e, consequentemente, colaboram para a evasão escolar.
"Não só no pensamento do processo de ensino aprendizagem, mas também no apoio psicossocial no acolhimento para essa criança, né? A escola é também muito importante para soberania alimentar dessas famílias, né? Muitas crianças tinham na alimentação escolar uma das suas principais fontes nutritivas do seu dia a dia", lembra o representante do Unicef, Matheus Rangel.
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