Saiba como é e quem já passou pelo local onde Milton Ribeiro ficará preso
Ex-ministro ficará na Superintendência Regional da PF em Brasília, que já recebeu até cantora mexicana

Anderson Scardoelli
Preso na manhã desta 4ª feira (22.jun), sendo um dos alvos da Operação Acesso Pago, o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro será levado para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal. O local, que fica a menos de dez quilômetros da Praça dos Três Poderes, conta com área arborizada e já foi "frequentado" por figuras conhecidas das editorias policial e política.
+ Leia as últimas notícias de Polícia no portal SBT News
Para além da fachada moderna e das árvores ao redor da entrada principal, a SR da Polícia Federal na capital do país funciona como um "complexo" da corporação. Fora os setores administrativo e de carceragem, que já teve o traficante Fernandinho Beira-Mar entre os detentos, o espaço, que ocupa uma quadra inteira na Asa Sul, área nobre de Brasília, serve de base para núcleos como:
- Instituto Nacional de Criminalística;
- Instituto Nacional de Identificação;
- Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação;
- Canil Central;
- Conselho de Dirigentes de Órgãos de Controle Interno da União (Dicon);
- Comando de Operações Táticas.
A Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, que se prepara para receber (mais) um ex-ministro de Estado também tem, nas proximidades de suas dependências, duas entidades voltadas a representar os agentes da corporação: a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Polícia Federal e a Associação dos Servidores da Polícia Federal no Distrito Federal -- que conta com piscina, campos de futebol e uma lanchonete chamada Bistrô Society.
Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal: sob nova direção
Atual superintendente da Polícia Federal no Distrito Federal, Victor César Carvalho dos Santos não tem um ano no cargo. Ele está na função desde o início de outubro de 2021. Assumiu o posto no lugar de Paulo Maiurino, que chegou a estar à frente de um inquérito contra Jair Renan, o filho "04" do presidente Jair Bolsonaro.
Local para onde políticos enrolados com a Justiça -- e outros -- são levados
Enquanto Victor César Carvalho dos Santos dá expediente diretamente da sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, outras autoridades (ou ex-autoridades) foram levadas para o local por motivos nada nobres, como o de agora que envolve Milton Ribeiro. Na lista de políticos que já permaneceram detidos na SR da PF em Brasília estão:
- Paulo Maluf (ex-governador de SP e ex-deputado federal);
- José Dirceu (ex-ministro-chefe da Casa Civil);
- Rocha Loures (ex-deputado federal pelo Paraná);
- Geddel Vieira Lima (ex-ministro de Lula e Michel Temer);
- Eduardo Cunha (ex-presidente da Câmara dos Deputados).
O narcotráfico e o meio artístico também têm representantes na lista de detentos que passaram pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal. O já mencionado Fernandinho Beira-Mar e Marcola foram alguns deles. O mesmo ocorreu com a cantora mexicana Gloria Trevi.
Milton Ribeiro será, porém, o primeiro ex-ministro da Educação a ter de permanecer detido em carceragem da SR da PF na capital federal -- cidade em que trabalhou, diretamente da Esplanada dos Ministérios, de julho de 2020 a março deste ano.
Saiba mais sobre a prisão de Milton Ribeiro:
+ Milton Ribeiro foi preso pela PF em casa, na cidade de Santos
+ Juiz nega pedido da defesa de Milton Ribeiro, que será levado a Brasília
+ EXCLUSIVO: Assista ao momento em que Milton Ribeiro é preso pela PF
+ Prisão de Ribeiro mostra que governo não interfere na PF, diz Bolsonaro
A repercussão da prisão de Milton Ribeiro foi o tema principal da edição desta 4ª feira do Poder Expresso. Apresentado ao vivo pela jornalista Roseann Kennedy, o programa é transmitido de 2ª 6ª feira, a partir das 17h, pelo portal e canal no YouTube do SBT News.