Publicidade
Jornalismo

Saiba como é e quem já passou pelo local onde Milton Ribeiro ficará preso

Ex-ministro ficará na Superintendência Regional da PF em Brasília, que já recebeu até cantora mexicana

Imagem da noticia Saiba como é e quem já passou pelo local onde Milton Ribeiro ficará preso
Fachada da sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal
• Atualizado em
Publicidade

Preso na manhã desta 4ª feira (22.jun), sendo um dos alvos da Operação Acesso Pago, o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro será levado para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal. O local, que fica a menos de dez quilômetros da Praça dos Três Poderes, conta com área arborizada e já foi "frequentado" por figuras conhecidas das editorias policial e política.

+ Leia as últimas notícias de Polícia no portal SBT News

Para além da fachada moderna e das árvores ao redor da entrada principal, a SR da Polícia Federal na capital do país funciona como um "complexo" da corporação. Fora os setores administrativo e de carceragem, que já teve o traficante Fernandinho Beira-Mar entre os detentos, o espaço, que ocupa uma quadra inteira na Asa Sul, área nobre de Brasília, serve de base para núcleos como:

  • Instituto Nacional de Criminalística;
  • Instituto Nacional de Identificação;
  • Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação;
  • Canil Central;
  • Conselho de Dirigentes de Órgãos de Controle Interno da União (Dicon);
  • Comando de Operações Táticas.

A Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, que se prepara para receber (mais) um ex-ministro de Estado também tem, nas proximidades de suas dependências, duas entidades voltadas a representar os agentes da corporação: a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Polícia Federal e a Associação dos Servidores da Polícia Federal no Distrito Federal -- que conta com piscina, campos de futebol e uma lanchonete chamada Bistrô Society.

Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal: sob nova direção

Atual superintendente da Polícia Federal no Distrito Federal, Victor César Carvalho dos Santos não tem um ano no cargo. Ele está na função desde o início de outubro de 2021. Assumiu o posto no lugar de Paulo Maiurino, que chegou a estar à frente de um inquérito contra Jair Renan, o filho "04" do presidente Jair Bolsonaro.

Local para onde políticos enrolados com a Justiça -- e outros -- são levados

Enquanto Victor César Carvalho dos Santos dá expediente diretamente da sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, outras autoridades (ou ex-autoridades) foram levadas para o local por motivos nada nobres, como o de agora que envolve Milton Ribeiro. Na lista de políticos que já permaneceram detidos na SR da PF em Brasília estão:

  1. Paulo Maluf (ex-governador de SP e ex-deputado federal);
  2. José Dirceu (ex-ministro-chefe da Casa Civil);
  3. Rocha Loures (ex-deputado federal pelo Paraná);
  4. Geddel Vieira Lima (ex-ministro de Lula e Michel Temer);
  5. Eduardo Cunha (ex-presidente da Câmara dos Deputados).

O narcotráfico e o meio artístico também têm representantes na lista de detentos que passaram pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal. O já mencionado Fernandinho Beira-Mar e Marcola foram alguns deles. O mesmo ocorreu com a cantora mexicana Gloria Trevi.

Milton Ribeiro será, porém, o primeiro ex-ministro da Educação a ter de permanecer detido em carceragem da SR da PF na capital federal -- cidade em que trabalhou, diretamente da Esplanada dos Ministérios, de julho de 2020 a março deste ano.

Saiba mais sobre a prisão de Milton Ribeiro:

+ Milton Ribeiro foi preso pela PF em casa, na cidade de Santos

+ Juiz nega pedido da defesa de Milton Ribeiro, que será levado a Brasília

+ EXCLUSIVO: Assista ao momento em que Milton Ribeiro é preso pela PF

+ Prisão de Ribeiro mostra que governo não interfere na PF, diz Bolsonaro

A repercussão da prisão de Milton Ribeiro foi o tema principal da edição desta 4ª feira do Poder Expresso. Apresentado ao vivo pela jornalista Roseann Kennedy, o programa é transmitido de 2ª 6ª feira, a partir das 17h, pelo portal e canal no YouTube do SBT News.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade