Publicidade

Dez anos sem Mc Daleste: relembre vida e morte do artista

No auge da carreira, em 2013, Daniel Pedreira Sena Pellegrini, de 20 anos, foi morto durante show em Campinas

Dez anos sem Mc Daleste: relembre vida e morte do artista
Mesmo após dez anos, assassinato de Mc Daleste segue sem desfecho | Reprodução/Facebook
Publicidade

O cantor Daniel Pedreira Sena Pellegrini, conhecido como Mc Daleste, nasceu e cresceu na favela Jau, na Penha, zona leste da capital paulista. Em 2013, Daleste era um dos principais nomes em ascensão do funk. Entretanto, teve sua vida interrompida após ser baleado durante um show no CDHU San Martin, em Campinas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Caso

Com um público estimado em cinco mil espectadores, Daleste se apresentava sobre uma carreta improvisada quando foi atingido por dois tiros. O primeiro deles foi de raspão, na área da axila, o outro entrou no lado esquerdo do corpo e o atingiu no estômago, fígado e pulmão.

Na hora, o cantor foi socorrido ainda consciente por amigos. Entretanto, não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada do dia 7 de julho, no Hospital Municipal de Paulínia (SP), cidade vizinha daquela em que se o show ocorria.

Daniel Pedreira Sena Pellegrini tinha vinte anos quando foi alvejado durante show em Campinas | Reprodução/Facebook

Investigação
Muitas hipóteses surgiram sobre autoria e motivação para o crime, desde histórias de envolvimento amoroso do funkeiro com a companheira de criminoso até uma possível rixa com outro MC. Os investigadores , no entanto, não chegaram a nenhuma conclusão sobre o assassinato.

Para a polícia, os disparos foram feitos a 40 metros de distância do palco e teriam partido de uma área ao lado de uma casa que estava em construção - perto de um matagal por onde o suposto criminoso poderia ter fugido. Diante desse cenário, acredita-se que o crime tenha sido premeditado, visto a dificuldade de se acertar uma pessoa de longe, em movimento e diante de tantos espectadores.

As investigações foram encerradas em abril de 2016.

Carreira
Daniel começou a carreira com o "funk proibidão", aquele com letras sobre sexo, drogas e violência. Já com maior visibilidade, Daleste passa a cantar o chamado "funk ostentação", com composições sobre bens materiais, como carros, motos, óculos, roupas de marca e bebidas. 

Além disso, Daleste também colaborou com o"funk consciente" - que são composições que falam da esperança por dias melhores, problemas sociais e a vitória da periferia diante dos obstáculos. Na música "Mãe de Traficante", por exemplo, o artista expõe o sofrimento de uma mãe ao ver seu filho envolvido com o crime, a composição se encerra no trecho "a vida do crime não compensa, pare e pensa".

Já na canção "O Gigante Acordou", o MC aborda a questão do aumento da tarifa do transporte público (que resultou em diversas manifestações naquele ano). Nessa canção, Daleste faz diversas referências ao Hino Nacional Brasileiro. Parte marcante é o trecho "aumenta a lei de condução cadê o aumento dos nossos salários | Violência é a tarifa | Eu sou protestante coração valente | Na selva de pedra eu grito o que só vai depender da gente".

Além dessas músicas, o Mc ficou famoso pelos hits "Gosto Mais do Que Lasanha", "Angra dos Reis" e "Nunca Vendeu Maconha".

Mc Daleste ficou conhecido por suas músicas de "funk ostentação" | Reprodução/Facebook

Importância para São Paulo
O estilo musical funk, até então, estava muito relacionado às periferias cariocas, Daleste foi um dos precursores de uma identidade paulista no gênero. Sobre o assunto, o palestrante e estudante de Ciências Sociais da USP, Thiago Torres (conhecido como o Chavoso da USP), explica que o funk "não se restringe ao ritmo musical, mas é todo um movimento cultural marginalizado, que vai contra a cultura dominante".

Nesse sentido, Daleste contribuiu não só para uma cultura funkeira, mas, também, para uma cultura contra-hegemônica e uma cultura de São Paulo. Não à toa, o Dia Estadual do Funk, sancionado em 2016, é no dia 7 de julho (data de seu falecimento), em sua homenagem.

Thiago Torres, nascido e criado na região da Brasilândia, se recorda que quando pequeno passou a ouvir o funk de "maneira natural" porque "quando a gente está numa favela a gente vai ouvir funk querendo ou não. Não só funk né? Mas o forró, sertanejo, música gospel. A favela é muito musical, e as pessoas gostam de música alta então a gente vai ouvir de qualquer jeito". Foi dessa maneira que a música de Daleste chegou a Torres e a tantas outras pessoas: pela influência de seu entorno periférico.

O palestrante acrescenta que Daleste cativou a população das regiões periféricas porque havia uma identificação e inspiração no MC. 

Torres elucida que a vida da população periférica é pautada no trabalho e que, muitas vezes, não há lazer. Por isso, quando uma pessoa que cresceu no contexto periférico chega a posição de destaque, "ela já vai automaticamente virar uma referência e vai ser extremamente valorizada, vai ser uma pessoa que vai mostrar alguma direção pros demais".

Legado

Daniel Pedreira Sena Pellegrini, o Mc Daleste, deixou um legado à nova geração do funk. É o que defende o Mc Yoshi - artista que lançou sucessos ao lado de Daleste, sendo um deles, inclusive, póstumo. "A gente vê a importância e a relevância do Mc Daleste no cenário do funk de diversas formas. Por exemplo, nós temos uma geração que cresceu escutando MC Daleste. Que é a geração do MC Kevin", diz o artista.

MC Kevin, autor do hit "Cavalo de Troia" e falecido em maio de 2021 devido à queda de uma sacada de hotel, cita Daleste na música "Inspiração". Kevin não foi o único a homenagear Daleste em canções, a cantora Glória Groove emplacou o sucesso "Vermelho" com um trecho da música "Mina de Vermelho", de autoria de Daleste. O Mc Hariel, por sua vez, em conjunto com o Dj Wilton lançou a canção "Garota Nível A" no dia 7 de julho de 2021, esta foi a última música produzida por Daleste em vida e permaceu guardada durante oito anos.

"Ele teve uma importância mais do que relevante no cenário do funk", finaliza Mc Yoshi.

Mc Daleste é inspiração para a nova geração do funk | Divulgação

*Estagiária sob supervisão

Leia também:

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
sbt
policia
crime
funk
musica
brasil
noticias
mc daleste

Últimas notícias

Machado de Assis: após 'Brás Cubas' viralizar com tiktoker, conheça outros livros do escritor

Machado de Assis: após 'Brás Cubas' viralizar com tiktoker, conheça outros livros do escritor

Livro do "defunto-autor" é o mais vendido na Amazon americana na categoria Literatura Caribenha e Latino-Americana
MG: Ex-paciente e stalker de médico tem pedido de liberdade negado

MG: Ex-paciente e stalker de médico tem pedido de liberdade negado

Kawara Welch teria enviado 1,3 mil mensagens e feito 500 ligações telefônicas para a vítima
Médico nega atestado para mãe que precisa cuidar do filho doente

Médico nega atestado para mãe que precisa cuidar do filho doente

Profissional estava na lista de pediatras de unidade, mas não tem a especialidade; mulher afirma que fará um boletim de ocorrência
Lula recebe presidente do Benim em visita oficial no Palácio do Planalto nesta quinta (23)

Lula recebe presidente do Benim em visita oficial no Palácio do Planalto nesta quinta (23)

Presidentes vão tratar da relação comercial entre os dois países e celebrar reabertura da embaixada do país africano no Brasil
VÍDEO: Mariachis e “engolidor de fogo” brigam no meio da rua

VÍDEO: Mariachis e “engolidor de fogo” brigam no meio da rua

Confusão foi registrada no México; artistas estariam disputando espaço para apresentações
Haddad: "Queremos que a economia do RS volte e se recupere o mais rapidamente possível"

Haddad: "Queremos que a economia do RS volte e se recupere o mais rapidamente possível"

Ministro da Fazenda agradeceu ao Congresso por pactuar com projetos para a recuperação do estado na crise climática
Peixe de 100 quilos é encontrado morto na Praia da Boa Viagem, em Niterói

Peixe de 100 quilos é encontrado morto na Praia da Boa Viagem, em Niterói

O animal é da espécie Cherne e foi carregado por garis em uma maca improvisada; veja o vídeo
Anatel confirma criação de novo sistema de alerta de emergências até dezembro para Sul e Sudeste

Anatel confirma criação de novo sistema de alerta de emergências até dezembro para Sul e Sudeste

Atualmente em fase de testes pela Defesa Civil, procedimento deve começar a funcionar justamente quando chuvas de verão atingem regiões
Ex-jogador de beisebol é preso após marcar encontro com adolescente

Ex-jogador de beisebol é preso após marcar encontro com adolescente

Austin Maddox foi flagrado pela polícia quando chegava na casa da suposta vítima, na Flórida (EUA)
Boi fica preso em telhado após pular cerca de pasto em Santa Catarina

Boi fica preso em telhado após pular cerca de pasto em Santa Catarina

Animal ficou suspenso em cima de uma garagem e precisou ser resgatado; queda aconteceu porque local ficava abaixo do pasto
Publicidade
Publicidade