Publicidade

ENGANOSO: Beira-Mar não aparece em vídeo e Dino não vai transferir ele para o RJ

Confira a verificação realizada pelos jornalistas integrantes do Projeto Comprova

ENGANOSO: Beira-Mar não aparece em vídeo e Dino não vai transferir ele para o RJ
Projeto Comprova/Divulgação
Publicidade

ENGANOSO: São enganosas as postagens que atribuem um vídeo à suposta transferência do ex-narcotraficante Fernandinho Beira-Mar de presídio em Mossoró (RN) para o Rio de Janeiro (RJ). Parte das publicações também desinforma ao relacionar a falsa transferência com um suposto acordo feito pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, com criminosos. A informação sobre Beira-Mar foi desmentida pelo governo federal, que gerencia as penitenciárias federais, e pelo governo fluminense.

---

Conteúdo investigadoPostagens que associam vídeo da condução de um detento do sistema prisional federal a uma suposta transferência do ex-narcotraficante Fernandinho Beira-Mar da penitenciária de Mossoró (RN) para um presídio no Rio de Janeiro. Alguns dos posts ligam a falsa transferência de Beira-Mar a um suposto acordo entre o ministro da Justiça, Flávio Dino, e organizações criminosas, como o Comando Vermelho (CV), e citam a visita do ministro à comunidade da Maré, no Rio de Janeiro.

Onde foi publicado: WhatsApp e Twitter.

Saiba mais:
>> Acesse o SBT Comprova
>> Acesse as verificações e informações do SBT News De Fato
>> Leia as últimas notícias no portal SBT News

Conclusão do Comprova: Postagens enganam ao relacionar um vídeo que mostra a movimentação de um detento do sistema prisional federal à transferência do ex-narcotraficante Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, para um presídio no Rio de Janeiro.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que gerencia os presídios federais, afirmou que o homem que aparece no vídeo não é Beira-Mar e destacou que o perfil do TikTok em que foram publicadas as imagens não é uma conta institucional ligada à Polícia Penal Federal. Embora não informe, por questão de segurança, os locais onde os presos estão custodiados, a Senappen confirma que Beira-Mar segue no sistema prisional federal. Não há presídios federais no Rio de Janeiro.

A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP-RJ) também negou eventual transferência de Beira-Mar para o Estado.

A matéria mais recente sobre uma transferência do ex-narcotraficante encontrada pelo Comprova é de setembro de 2019, quando ele foi levado para a penitenciária federal de Mossoró (RN) para a de Campo Grande (MS).

Os conteúdos também desinformam ao dizer que a suposta transferência seria resultado de acordo que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, teria feito com criminosos ao visitar o Complexo da Maré, no Rio. O Comprova já esclareceu que ele foi ao local para visitar uma ONG.

O vídeo usado nas postagens enganosas vem de uma conta no TikTok e foi postado em 17 de março. Ele não tem nenhuma legenda ou texto que relacione as imagens a Beira-Mar ou a Flávio Dino. Pelas imagens não é possível afirmar onde ou quando ele foi gravado. O administrador do perfil foi procurado pelo Comprova, mas não respondeu ao contato.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Antes de ser apagado, o tuíte da conta Direto do Miolo chegou a alcançar 647 mil visualizações.

O que diz o responsável pela publicação: As postagens virais no WhatsApp e Twitter tiravam de contexto um vídeo publicado no TikTok pelo usuário @policiapenalfederal. O Comprova tentou contato com o autor da página, mas não obteve retorno. Há um perfil com o mesmo nome de usuário no Instagram, que, ao ser contatado, disse não administrar a conta do TikTok.

No Twitter, o perfil Direto do Miolo, um dos que replicou o vídeo com a informação enganosa, apagou a postagem após ser contatado pelo Comprova. Ao ser confrontado com a informação verdadeira, o administrador respondeu apenas "excluído" e agradeceu, sem informar se pretendia publicar uma retratação.

A associação do vídeo a Beira-Mar também foi feita pela conta Pavoa Misteriosa, que não respondeu até a publicação desta checagem. O Comprova também tentou contato com a usuária Maria Cristina ? Cris Aeróbico, que compartilhou conteúdo enganoso, mas o envio de mensagens privadas não estava disponível; ela não foi localizada em outras redes sociais pelo Comprova.

Como verificamos: Usando o InVid e a busca reversa de imagens do Google, pesquisamos o vídeo em questão para identificar em que plataforma ele havia sido publicado e desde quando estava em circulação. Por meio de uma pesquisa simples no Google com os termos "Fernandinho Beira-Mar + Transferência" encontramos diversos links para checagens de veículos de imprensa sobre o caso, desmentindo que o vídeo em questão corresponda a uma transferência do narcotraficante para o Rio de Janeiro.

O Comprova entrou em contato via mensagem privada com um perfil no TikTok, a partir do qual tiveram origem as principais postagens virais sobre o tema. Também entrou em contato com a Secretaria Nacional de Políticas Penais, com a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro e com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio Grande do Norte. Por fim, foi feito contato com os autores das postagens enganosas.

O que podemos aprender com esta verificação: Frequentemente, produtores de desinformação utilizam vídeos reais fora de contexto, ou associados a informações mentirosas, para enganar usuários nas redes sociais. Para evitar ser vítima de conteúdos como esse, é importante que o leitor questione a ligação entre a imagem e o texto e busque informações a respeito do tema no Google, junto à imprensa profissional e aos órgãos responsáveis.

Por que investigamos: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: Postagens com o mesmo vídeo já foram checadas por Aos FatosG1Boatos.OrgUol Confere e Agência Lupa. Uma suposta relação entre o governo federal e criminosos já foi desmentida em outras checagens. Como informado acima, o Comprova já mostrou que o ministro da Justiça, Flávio Dino, não foi à comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, se encontrar com traficantes. Também verificou que ele não eximiu o governo federal de combater armas nas mãos de bandidos.

Investigação e verificação

Grupo Sinos, Portal Norte de Notícias e A Gazeta participaram desta investigação e a sua verificação, pelo processo de crosscheck, foi realizada pelos veículos Folha, Poder 360, UOL, Estadão, SBT e SBT News.

Projeto Comprova

Esta reportagem foi elaborada por jornalistas do Projeto Comprova, grupo formado por 41 veículos de imprensa brasileiros, para combater a desinformação. Iniciado em 2018, o Comprova monitorou e desmentiu boatos e rumores relacionados à eleição presidencial. Na quinta fase, o Comprova verifica conteúdos suspeitos sobre políticas públicas do governo federal e eleições, além de continuar investigando boatos sobre a pandemia de covid-19. O SBT e SBT News fazem parte dessa aliança.

Desconfiou da informação recebida? Envie sua denúncia, dúvida ou boato pelo WhatsApp 11 97045 4984.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
portalnews
comprova
detento
aparece
video
beira mar
flavio
dino
rio
janeiro
rj
minisrto
mossoro
fernandinho
enganoso
de-fato

Últimas notícias

Marqueteiro de Ricardo Nunes consegue medida protetiva contra assessor de Pablo Marçal

Marqueteiro de Ricardo Nunes consegue medida protetiva contra assessor de Pablo Marçal

Nahuel Medina não poderá ficar a menos de 10 metros de Duda Lima durante debates; distância em outros dias deve ser de 300 metros
MC Ryan é flagrado em vídeo agredindo a mulher

MC Ryan é flagrado em vídeo agredindo a mulher

Fato foi registrado por câmeras de segurança e aconteceu em 21 de abril
Criança de 4 anos morre após ser esquecida dentro de carro em Santa Catarina

Criança de 4 anos morre após ser esquecida dentro de carro em Santa Catarina

De acordo com a Polícia Civil, a criança foi retirada do veículo por populares, com a ajuda de um bombeiro civil que passava pelo local
Sem Rússia e Ucrânia, Brasil e China formalizam grupo de países para discutir paz no Leste Europeu

Sem Rússia e Ucrânia, Brasil e China formalizam grupo de países para discutir paz no Leste Europeu

Assessor especial da presidência, Celso Amorim afirmou que formação de grupo é um "primeiro passo" para a paz e minimizou críticas de Zelensky ao Brasil
Queimadas aumentam o risco de câncer, dizem especialistas

Queimadas aumentam o risco de câncer, dizem especialistas

Debate sobre o impacto dos incêndios na saúde da população ocorreu durante congresso de oncologia
Poder Expresso: Acompanhe atualizações do confronto no Líbano

Poder Expresso: Acompanhe atualizações do confronto no Líbano

O programa também trata das intenções de voto para a Prefeitura de Fortaleza
Caso Anic Herdy: defesa de assassino confesso acusa marido de ser mentor do crime

Caso Anic Herdy: defesa de assassino confesso acusa marido de ser mentor do crime

Advogados do ex-amante afirmam que Benjamin Herdy teria mandado matar a esposa para não dividir herança e por acusações de abuso contra filha
Corrida eleitoral de 2024 já é mais violenta do que 2022, aponta estudo

Corrida eleitoral de 2024 já é mais violenta do que 2022, aponta estudo

Até 16 de setembro deste ano, 455 casos foram registrados; 11 dias depois mais tentativas de homicídio e mortes de candidatos aconteceram
Governo deve liberar pagamento do seguro defeso a pescadores afetados pela seca

Governo deve liberar pagamento do seguro defeso a pescadores afetados pela seca

Governo avalia ampliar linha extraordinária de crédito a afetados por queimadas e enchentes no RS
Força Aérea Brasileira intercepta aeronave clandestina no Amazonas

Força Aérea Brasileira intercepta aeronave clandestina no Amazonas

Suspeitos fizeram pouso forçado e fugiram, após colocarem fogo na aeronave
Publicidade
Publicidade