"Situação é difícil e dolorosa", diz Zelensky sobre combates em Donbass
Líder ucraniano afirmou que deve implementar os acordos emitidos com os EUA rapidamente
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou que os combates militares estão se intensificando na região de Donbass, no leste do país. Em discurso na noite de 2ª feira (26.dez), o líder disse que participou de uma reunião com autoridades para acelerar a implementação dos acordos de defesa emitidos com os Estados Unidos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A situação lá [Donbass] é difícil, dolorosa. Os ocupantes estão gastando todos os recursos de que dispõem - e são recursos consideráveis - para espremer pelo menos algum avanço. Não vamos perder tempo. Implementaremos rapidamente tudo o que foi acordado em Washington. Tanto quanto possível", disse Zelensky.
Durante a declaração, o líder ucraniano enfatizou o déficit de energia no país em meio aos ataques em massa da Rússia. Segundo ele, embora as equipes estejam trabalhando diariamente para reparar os estragos nas instalações, cerca de 9 milhões de moradores ainda estão sem luz, ao mesmo tempo em que a maioria do país sofre com apagões.
+ Drone ucraniano atinge base aérea da Rússia e deixa três mortos
"O número e a duração das interrupções ainda estão diminuindo gradualmente. Estamos nos preparando para o próximo ano - e não apenas para os meses de inverno. Há ameaças que temos de eliminar. Há passos que precisam ser dados. E o estado com certeza os fará", afirmou.