ENGANOSO: Vídeo de apoio de ACM Neto a João Roma é de 2018
Rompidos politicamente, ambos são rivais na disputa pelo governo da Bahia
Matheus Caldas
ENGANOSO | É enganosa a informação disseminada no aplicativo Kwai sobre um pedido de voto de ACM Neto, do União Brasil, a João Roma, do PL. Ambos são candidatos ao governo da Bahia e, portanto, rivais políticos.
O QUE FOI INVESTIGADO?
Circula no aplicativo de rede social Kwai um vídeo em que o candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, do União Brasil, pede voto para João Roma, do PL, no segundo turno da eleição pela gestão baiana. O vídeo, de fato, é verdadeiro, mas foi publicado pela primeira vez em 2018, quando Roma era candidato a deputado federal pelo Republicanos.
Neste ano, ambos são rivais na disputa pelo governo baiano. O vídeo em questão sugere que o político do União Brasil pede voto no segundo turno para o candidato do PL. A informação é falsa.
Em 2018, ACM Neto e João Roma eram aliados políticos. Contudo, romperam em 2021, quando o postulante do PL assumiu o Ministério da Cidadania do governo Bolsonaro.
Onde foi publicado: Kwai.
Alcance da publicação: o conteúdo teve 2.888 curtidas, 720 comentários e 903 compartilhamentos.
Saiba mais:
- Conheça o SBT News De Fato, o núcleo de checagem de fatos do SBT
- Desconfiou de um conteúdo? Envie para o Instagram, Facebook ou TikTok do SBT News
- Envie sua denúncia para o email defato@sbt.com.br
- Acesse o Projeto Comprova no SBT e SBT News
- Leia as últimas notícias no portal SBT News
CONCLUSÃO DA VERIFICAÇÃO
É enganoso um vídeo em que ACM Neto, do União Brasil, manifesta apoio a João Roma, do Partido Liberal, num segundo turno na eleição para governador da Bahia. O vídeo, na verdade, foi veiculado em 2018, quando Roma era candidato a deputado federal pelo Republicanos.
À época, Neto era prefeito de Salvador. Neste ano, ambos são rivais na disputa pelo Palácio de Ondina.
Para o SBT News De Fato, enganoso é o conteúdo que foi tirado do contexto original e foi usado para mudar seu significado ou narrativa original. Informação que induz a uma interpretação diferente da intenção do autor. Conteúdo criado para confundir que pode ter intenção ou não de gerar danos.
COMO VERIFICAMOS
O SBT News De Fato recebeu as denúncias por meio dos canais de comunicação disponibilizados para recepção de eventuais conteúdos falsos. Constatamos que o vídeo foi gravado em 2018, uma vez que, em 2022, ACM Neto aparece com cabelo mais grisalho, diferente de quatro anos atrás, quando o cabelo era mais preto.
Pesa também o fato de Neto e Roma terem rompido politicamente em 2021, quando o candidato do PL assumiu o Ministério da Cidadania no governo Bolsonaro.
O SBT News De Fato buscou conteúdos contra opositores publicados em páginas e grupos de apoio ao candidato ACM Neto, no Facebook. Nos endereços, a reportagem filtrou buscas com o nome de Jerônimo Rodrigues.
Para o SBT News De Fato, é falso todo conteúdo ou informação inventada, que foi alterada ou sofreu edições para mudar seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade ou mentira.
Por que investigamos
O SBT News De Fato investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre as eleições de 2022. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem candidatos, como é o caso de Lula, podem influenciar na compreensão da realidade e na imagem construída pelos eleitores sobre o político. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.
SBT News De Fato
O SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.
>> Matheus Caldas é jornalista do Aratu On, portal da TV Aratu.
>> TV Aratu, afiliada SBT na Bahia, é integrante do SBT News de Fato.
Você também pode se interessar por:
- ENGANOSO: Denúncia de superfaturamento na capina em escolas do PA é confusa
- FALSO: Site não noticiou repreensão de Alexandre de Moraes a ACM Neto
- EXPLICA: Criar e compartilhar Fake News é crime?
- ENGANOSO: Fala de Rui Costa sobre tráfico é tirada de contexto
- FALSO: PT não deu R$ 20 e cigarro em troca de apoio a Jerônimo