ENGANOSO: Saiba o que Anderson e Miguel falam sobre o Ideb
Candidatos falaram sobre o tema durante sabatina transmitida em telejornal local da TV Globo
Uma postagem feita nas redes sociais do candidato a governador de Pernambuco Miguel Coelho (União) afirma que Anderson Ferreira (PL), também candidato, faltou com a verdade ao dizer que Jaboatão dos Guararapes possui o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado.
A fala do candidato foi durante a sabatina do NE1, telejornal da Rede Globo.
A postagem ainda diz que Miguel Coelho estava certo quando disse que Petrolina possui o melhor Ideb de Pernambuco. O post classifica Miguel como um "candidato pronto e preparado" e Anderson como "candidato fake".
Saiba mais:
- Conheça o SBT News De Fato, o núcleo de checagem de fatos do SBT
- Desconfiou de um conteúdo? Envie para o Instagram, Facebook ou TikTok do SBT News
- Envie sua denúncia para o email defato@sbt.com.br
- Acesse o Projeto Comprova no SBT e SBT News
- Leia as últimas notícias no portal SBT News
Onde foi publicado e alcance
A imagem foi compartilhada no dia 16 de setembro nas redes sociais de Miguel Coelho, entre elas Twitter, Instagram e Facebook. Até o dia 21 de setembro de 2022, o post somava mais de 6.390 curtidas, 430 comentários e 35 compartilhamentos.
Como verificamos
Para verificar as informações da publicação, o Confere.ai pesquisou pelos resultados divulgados no site do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e matérias publicadas sobre o assunto. As assessorias dos candidatos também foram procuradas.
O que diz o autor da publicação
De acordo com a assessoria de Miguel Coelho, a postagem apenas reproduz o Fato ou Fake da Rede Globo.
A assessoria ainda informou que "Anderson não falou o ano, mas não dá pra dizer que é a melhor educação e usar como parâmetro (o Ideb de) 2017".
Conclusão
Após a checagem, o Confere.ai chegou à conclusão de que a postagem referindo-se a informações falsas apresentadas pelo candidato Anderson Ferreira (PL) sobre resultados do Ideb de Jaboatão dos Guararapes é enganosa.
Petrolina registrou a maior nota do Ideb entre as cidades grandes, aquelas com mais de 100 mil habitantes no ano de 2019.
Anderson Ferreira não informou o ano em que Jaboatão dos Guararapes registrou a maior nota do Ideb entre os municípios da Região Metropolitana do Recife durante a sua sabatina, mas o feito foi alcançado no ano de 2017.
Checagem
No dia 16 de setembro, uma imagem foi publicada nas redes sociais do candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil).
A publicação afirma que o candidato Anderson Ferreira (PL) teria mentido ao dizer que Jaboatão dos Guararapes possui a melhor nota do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as cidades da Região Metropolitana do Recife.
Anderson teria dado a informação durante a sabatina do NE1, telejornal da Rede Globo.
A postagem ainda afirma que Miguel Coelho estava certo ao dizer que, das grandes cidades, Petrolina é a que tem a maior nota do Ideb em Pernambuco.
O "Fato ou Fake" classificou a fala de Anderson Ferreira como "fake", uma vez que levou em conta os resultados do Ideb de 2019.
O Confere.ai consultou o site QEdu para verificar as notas das cidades da Região Metropolitana do Recife e de Petrolina. O QEdu é um portal que permite encontrar dados sobre o desempenho e qualidade do ensino das escolas do Brasil.
De acordo com o portal, o Ideb "é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação)".
Jaboatão dos Guararapes
No resultado divulgado em 2019, Jaboatão dos Guararapes ficou a nota 5,3, ultrapassando a meta de 4,9 estabelecida para os anos iniciais (1º ao 5º ano). O aprendizado (varia de 0 a 10 pontos) ficou em 5,48 pontos. Já o fluxo de aprovação ficou 0,97.
Nos anos finais, (6º ao 9º ano) a meta foi de 4,3 pontos e a nota alcançou os 4,5 pontos. O aprendizado ficou em 4,89 e o fluxo de aprendizado em 0,93.
Já no Ensino Médio, a meta de 4,3 pontos foi alcançada. O aprendizado ficou registrado em 4,58 pontos e o fluxo de aprendizado em 0,94.
No entanto, o resultado do Ideb de 2019 de Jaboatão não foi o maior entre as cidades que compõem a Região Metropolitana do Recife. A cidade ficou em segundo lugar.
Itapissuma foi o município com a maior nota nos anos iniciais e finais, com as médias 5,9 e 5,6 respectivamente.
Estas pontuações ultrapassaram a média do Estado, que chegou a 5,1 nos anos iniciais e 4,5 nos anos finais.
Jaboatão dos Guararapes registrou a maior nota do Ideb da Região Metropolitana do Recife no Ideb de 2017. A média dos anos iniciais foi de 5,2 e 4,4 nos anos finais.
Durante a sabatina do NE1, Anderson Ferreira se referiu aos resultados do Ideb de 2017, mas não citou o ano, segundo a assessoria do candidato.
Petrolina
O resultado do Ideb divulgado em 2019 mostra Petrolina com a nota 6,2 para os anos iniciais, superando a meta de 5,4. O aprendizado ficou em 6,43 e o fluxo de aprovação entre os alunos foi de 0,96.
Nos anos finais, a meta de 4,5 também foi ultrapassada pela nota 5. O aprendizado chegou a 5,43 e o fluxo de aprovação chegou a 0,92.
O Ensino Médio registrou a nota 4,6, passando a meta de 4,2. O aprendizado foi registrado em 4,95 e o fluxo de aprovação em 0,94.
De acordo com o Ideb, a cidade de Petrolina registrou em 2019 a melhor nota entre as cidades grandes, aquelas com mais de 100 mil habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No ranking com todas as cidades de Pernambuco, Petrolina aparece na 13ª posição nos anos iniciais e na 28ª colocação em relação aos anos finais.
Ideb 2021
O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) 2021 foi divulgado na última sexta-feira (16). Os anos iniciais (1º ao 5º ano) ficaram em 10º lugar no ranking nacional e os anos finais (6º ao 9º ano) em 7º lugar. Já a nota do Ensino Médio garantiu a Pernambuco o 3º lugar no ranking nacional.
O Ensino Médio se mostra como o principal desafio, uma vez que até mesmo os Estados que tiveram as melhores notas, marcaram uma pontuação baixa. Paraná e Goiás ficaram com 4,6 e 4,5 pontos respectivamente.
Pernambuco teve a média 4,4 (assim como São Paulo e Espírito Santo). Mesmo assim, estes Estados ultrapassaram a média brasileira, que é de 3,9.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
SBT News De Fato
O SBT News De Fato o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.
>> Adelmo Lucena é jornalista do Sistema Jornal do Commercio
>> Texto original foi publicado no Blog de Jamildo, do Jornal do Commercio
>> TV Jornal, afiliada do SBT em Pernambuco, é integrante do SBT News de Fato.