Suécia anuncia ajuda de 94 milhões de euros à Ucrânia
Recurso será destinado para suprimentos humanitários e armamentos militares
O governo da Suécia anunciou, nesta 2ª feira (29.ago), o envio de um novo pacote monetário à Ucrânia, no valor de 94 milhões de euros. O anúncio foi feito durante visita do ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, a Estocolmo, onde se encontrou com a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Fui recebido pela primeira-ministra Magdalena Andersson, seguindo seus acordos com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Sou grato pelos milhões extras de apoio, incluindo metade em ajuda militar. Eu enfatizei que a melhor maneira de gastá-lo e salvar vidas é fornecer arqueiros e sistemas de defesa aérea", disse Kuleba.
Até o momento, a Suécia já enviou três pacotes de armamento militar à Ucrânia, que incluíram sistemas de mísseis, lança-foguetes e munições. Com o fornecimento, o país rompeu a tradição de abstenção em relação ao envio de material militar para países em conflito, em vigor desde a invasão soviética da Finlândia, em 1939.
+ AIEA envia missão de segurança à usina nuclear de Zaporizhzhia
"A Suécia vai continuar a ser um amigo e um aliado muito próximo e vai apoiar a Ucrânia. Não podemos deixar que a Rússia vença esta guerra", disse Andersson.