Publicidade

Abraji incentiva redações a checar desinformação nas eleições estaduais

SBT e 30 veículos de notícias participam do Programa Núcleos de Checagem Eleitoral que cria núcleos de verificação e checagem

Abraji incentiva redações a checar desinformação nas eleições estaduais
arte do mapa do brasil com alfinetes marcando cidades do país
Publicidade

Mais de 60 jornalistas de 31 veículos de notícias do Brasil começam nesta 3ªfeira (16.ago) a atuar em núcleos de verificação e checagem de fatos em suas redações. Esses núcleos irão atuar na cobertura estadual das eleições. Entre eles estão o SBT, membro-cofundador do Projeto Comprova, afliadas SBT, além do portal de notícias SBT News.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A ação faz parte do Programa Núcleos de Checagem Eleitoral, liderado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), com apoio da Google News Initiative. Ela inclui 40 horas de treinamento e 72 horas de mentoria, além de bolsas aos jornalistas participantes durante todo o programa. 

"Com a capacitação e experiência da Abraji, conseguiremos garantir uma cobertura das eleições com verificação e checagem de fatos sendo feita por profissionais do jornalismo em todos os estados brasileiros, nesse momento tão importante para a democracia", diz Marco Túlio Pires, um dos coordenadores da Google News Initiative no Brasil. "Apoiar o ecossistema de jornalismo e de checagem é contribuir para um ambiente com mais informação de qualidade à disposição de quem mais precisa, que são os eleitores brasileiros."

"O trabalho colaborativo de checagem que vem sendo feito no Brasil é referência para o mundo. É gratificante ver veículos atuando conjuntamente, seguindo os mesmos métodos replicáveis. A Abraji incentiva todo tipo de treinamento que leve ao aperfeiçoamento do trabalho jornalístico", diz Katia Brembatti, presidente da Abraji.

Treinamento e capacitação de jornalistas

Jornalistas de vários estados brasileiros foram treinados para checar e verificar desinformação | Cido Coelho/SBT News

A primeira fase da capacitação foi ministrada entre julho e agosto por profissionais da Abraji. Foram abordados temas como metodologia de verificação e checagem, monitoramento de redes sociais, técnicas e ferramentas de verificação e checagem, análise de casos verificados pelo Comprova, uso de Claim Review, produção de conteúdos em plataformas sociais, além de um workshop sobre Web Stories, que permite criar notícias de forma visual e atraente. Além disso, as redações participantes contarão com suporte continuado.

Até o fim das eleições, os núcleos terão mentoria de profissionais do Projeto Comprova -- coalizão de veículos liderada pela Abraji que atua na identificação e checagem de informações suspeitas sobre as eleições presidenciais.

A meta é que os núcleos produzam cerca de 900 checagens -- de responsabilidade dos veículos jornalísticos autores do conteúdo -- sobre as eleições durante o período eleitoral.

Artigos marcados por meio do Claim Review permitem que verificações e fatos checados sejam identificados por buscadores, aplicativos e agregadores.

É o caso do Google Notícias (acessível pelo navegador e aplicativo), que conta com uma seção dedicada especialmente a "Checagem de fatos".

O programa será encerrado no dia 31 de outubro, após o segundo turno das eleições brasileiras. Até então, as empresas se comprometem a manter seus núcleos atuantes. Após o período eleitoral, elas podem decidir se preferem mantê-los ou não.

As organizações participantes estão baseadas em diferentes estados brasileiros, cobrindo todo o país. São elas: 

SBT, SBT News e afiliados fazem parte das redações que vão fazer verificação e checagem de desinformação nas eleições estaduais | Cido Coelho/SBT News

A Gazeta (ES), Band (SP), Band TV (SP), CBN Cuiabá (MT), Correio Braziliense (DF), Correio de Carajás (PA, TO), Correio do Estado (MS), Estadão Verifica (AP, SE, SP), Estado de Minas (MG), Folha de S.Paulo (SP), Grupo Sinos (RS), GZH (RS), Imirante (MA), Jornal Plural Ltda (PR), Metrópoles (DF), Nexo Jornal (BR), NSC Comunicação (SC), O DIA (RJ), O Popular (GO), O Povo (CE), Portal Cidade Verde (PI), Portal Norte de Notícias (AC, AM, RR), Rádio Bandeirantes (SP), SBT (DF, PA, RJ, RS, SP), SBT Mato Grosso (MT), Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (PE), Tribuna do Norte (RN), TV Allamanda/SBT (RO), TV Aratu/SBT (BA), TV Ponta Verde/SBT (AL), TV Tambaú/SBT (PB) e UOL (SP). 

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
checagem
verificacao
fact
checking
jornalismo
eleicoes
brasil
redações
redação
news
verdade
fatos
apuracao
noticia
abraji
google
politica
de-fato

Últimas notícias

Hezbollah faz ataque com drones em Israel e fere mais de 60 pessoas

Hezbollah faz ataque com drones em Israel e fere mais de 60 pessoas

Não há informações se os feridos são militares israelenses ou civis. O grupo extremista afirmou que o objetivo era atacar um acampamento do exército
Biden visita áreas atingidas por furacão Milton na Flórida e anuncia R$ 3 bilhões para rede elétrica

Biden visita áreas atingidas por furacão Milton na Flórida e anuncia R$ 3 bilhões para rede elétrica

Presidente americano viu móveis encharcados, empilhados do lado de fora de casas inundadas
Congresso tem semana lenta após esvaziamento por eleições municipais

Congresso tem semana lenta após esvaziamento por eleições municipais

Ministra Marina Silva vai à Câmara para explicação sobre queimadas e deputados ainda negociam votações. No Senado, plano de reforma tributária é destaque
Quem era Washington Olivetto, publicitário premiado que morreu no Rio

Quem era Washington Olivetto, publicitário premiado que morreu no Rio

Gênio da publicidade criou peças que marcaram história no Brasil, como 'Garoto Bombril', 'Primeiro Sutiã' da marca Valisère, e o filme 'Hitler'
Corinthians presta homenagem a Washington Olivetto, um dos fundadores da Democracia Corintiana

Corinthians presta homenagem a Washington Olivetto, um dos fundadores da Democracia Corintiana

Aos 73 anos, o renomado publicitário estava internado no Hospital Copa Star, onde o falecimento foi confirmado
Washington Olivetto, ícone da publicidade e criador do 'Garoto Bombril', morre aos 73 anos

Washington Olivetto, ícone da publicidade e criador do 'Garoto Bombril', morre aos 73 anos

Publicitário foi um dos maiores nomes da área; entre criações, está o movimento que ficou conhecido como Democracia Corintiana
Loterj contesta no Supremo ação da União contra atuação nacional de bets

Loterj contesta no Supremo ação da União contra atuação nacional de bets

Advocacia-Geral da União entrou com ação na sexta-feira (11) para proibir órgão de autorizar casas de apostas esportivas online em âmbito nacional
Ministro dá um dia para plano de emergência em SP e quer ajuda de todas concessionárias

Ministro dá um dia para plano de emergência em SP e quer ajuda de todas concessionárias

Alexandre Silveira, de Minas e Energia, também destacou que Enel tem histórico de falhas e transgressões na distribuição elétrica em São Paulo
Casal suspeito de tráfico é morto durante distribuição de doces no Dia das Crianças

Casal suspeito de tráfico é morto durante distribuição de doces no Dia das Crianças

João Pedro Paz e Estefânia Nayara Alves da Silva foram assassinados na cidade de Campo Maior, interior do Piauí
Aneel convoca reunião com a Enel e outras oito empresas após apagão em SP

Aneel convoca reunião com a Enel e outras oito empresas após apagão em SP

Encontro será realizado às 18h, neste domingo (13), e contará com a participação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo também
Publicidade
Publicidade