Bolsonaro sanciona projeto que dá título de capital do morango a Atibaia (SP)
Município é pioneiro na implantação do projeto Produção Integrada de Morango (PIMo)
Guilherme Resck
O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou um Projeto de Lei que confere a Atibaia, no interior de São Paulo, o título de Capital Nacional do Morango. A medida foi publicada nesta 3ª feira (28.jun) no Diário Oficial da União (DOU).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o município começou a produzir morango por volta de 1958, por ter terra fértil e clima propício. "A fim de suprir a demanda do mercado internacional, pautado na qualidade dos produtos e sua sustentabilidade, desenvolveu sistemas de produção sustentável para uma produção integrada, cuja meta principal é o monitoramento e a rastreabilidade de todo o processo produtivo aliado à implementação de boas práticas agrícolas. A cidade é conhecida pela produção do morango e todos os anos promove a Festa de Flores e Morangos", acrescenta.
Atibaia é pioneiro na implantação do Produção Integrada de Morango (PIMo), projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que oferece frutas mais saudáveis, e único município de São Paulo com selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) pelos produtores que participam.
Na cidade, as variedades de morango produzidas são Camino Real, Camarosa e San Andreas. O Governo Federal afirma que, "por meio da concessão do título de Capital Nacional do Morango a Atibaia, município pioneiro na adoção de técnicas de produção sustentável do morango, espera-se alcançar maior divulgação e, consequentemente, o aumento da sua produção, atraindo investimentos que impulsionarão a geração de empregos no setor e a consolidação da atividade"
Veja também: