Porta-voz da China acusa Otan de desordenar continente europeu
Segundo Wang Webin, aliança é responsável pelo constante desenvolvimento de confrontos e distúrbios
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Webin, acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de desordenar o continente europeu. A declaração, feita na 5ª feira (28.abr), rebate uma fala da secretária da diplomata britânica, Liz Truss, que comentou sobre as movimentações dos países para isolar a economia russa devido à guerra na Ucrânia, incluindo a China.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A Sra. Truss também mencionou a Otan. Vale a pena refletir sobre o impacto da expansão da Otan para o leste na paz e estabilidade a longo prazo da Europa. A Otan desordenou a Europa. Agora tenta desordenar a Ásia-Pacífico e até o mundo?", questionou, ressaltando que a posição da China sobre a Ucrânia é "consistente e clara".
+ Rússia afirma ter bombardeado Kiev durante visita do chefe da ONU
O representante chinês disse ainda que as regras referidas pela secretária deveriam ser as normas que regem as relações internacionais entre governos, com base nos propósitos e princípios da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU), e não as "regras definidas por uma determinada camarilha ou bloco. A Otan alega ser uma organização defensiva, mas constantemente criam confrontos e distúrbios", argumentou.
Leia também
+ Biden anuncia pedido adicional de US$ 33 bilhões para ajudar Ucrânia
+ Reconstrução da Ucrânia terá apoio da União Europeia
+ Envio de armamento pesado à Ucrânia ameaça Europa, diz Rússia