Publicidade
Jornalismo

União Europeia decreta fim da fase de emergência da pandemia

Bloco orienta países a concentrem suas ações de combate à covid na testagem em massa e vacinação da população

Imagem da noticia União Europeia decreta fim da fase de emergência da pandemia
pandemia europa
• Atualizado em
Publicidade

A União Europeia decretou, nesta 4ª feira (27.abr), o fim da fase de emergência em saúde pública por causa da pandemia da covid-19. O bloco justificou a decisão com base nas altas taxas de imunização dos países europeus, e orientou os governos a concentrarem suas ações de combate ao coronavírus na testagem em massa e na vacinação da população.

Nos Estados Unidos, o clima também é de otimismo. Em entrevista a uma rede de TV norte-americana, o principal consultor de saúde da Casa Branca afirmou que o país está fora do que ele chamou de "pandemia completa". Segundo Anthony Fauci, não dá para erradicar o vírus, mas é possível controlar a circulação. No entanto, o especialista ressaltou que é necessário que mais pessoas se vacinem e tomem, inclusive, as doses de reforço.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos quase 60% da população maior de 5 anos foi infectada com o novo coronavírus até fevereiro deste ano. As autoridades também destacaram que, depois da alta de casos e mortes do começo do ano, os números no país finalmente estão em queda.

No entanto, enquanto nos Estados Unidos e na Europa, a notícia é positiva, em outras partes do mundo, a realidade é a volta do confinamento. Xangai, na China, entrou na quinta semana de lockdown, e 25 milhões de moradores são obrigados a fazer testes regularmente. Com o bloqueio, muitos moradores já reclamam da falta de alimentos e suprimentos médicos.

Na capital chinesa, Pequim, o medo é de um confinamento semelhante. A cidade confirmou mais 30 casos de covid, nesta 4ª feira, e o governo local já está isolando condomínios e fechando escolas. Em vários distritos de Pequim, a orientação já é para que moradores só saiam de casa para atividades essenciais.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade