Em Moscou, secretário-geral da ONU pede cessar-fogo à Rússia
António Guterres está no país em missão de paz e deve visitar a Ucrânia ainda nesta semana
SBT News
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu um cessar-fogo na Ucrânia em seu encontro com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, nesta terça-feira (26.abr). O chefe das Nações Unidas está em Moscou em missão de paz.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Estamos extremamente interessados em encontrar maneiras de criar as condições para um diálogo efetivo, criar as condições para um cessar-fogo o mais rápido possível, criar as condições para uma solução pacífica", disse Guterres, em coletiva de imprensa.
Ele também propôs a criação de um grupo entre Rússia, Ucrânia e Nações Unidas, com o objetivo de criar corredores humanitários na zona do conflito. Lavrov respondeu comentando que o objetivo principal da Rússia era proteger a população civil.
"Nosso objetivo principal é proteger a população civil. Estamos dispostos a cooperar com nossos colegas da ONU para aliviar o sofrimento da população civil", afirmou Sergey Lavrov. Ainda nesta terça-feira (26.abr), Guterres deve se encontrar com o presidente russo, Vladmir Putin, e na quarta (27.abr), com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na capital Kiev.