Publicidade
Jornalismo

Furto de fios de cobre aumenta 91% em São Paulo

Em média, 21 semáforos por dia são danificados na capital paulista, principalmente na região central

Imagem da noticia Furto de fios de cobre aumenta 91% em São Paulo
homem roubando fios de cobre
• Atualizado em
Publicidade

Os casos de vandalismo e furto de fios de cobre quase dobraram nos primeiros três meses do ano. O crime traz sérios prejuízos à cidade, como a paralisação de semáforos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No primeiro trimestre de 2022, 126 quilômetros de fiação elétrica precisaram ser reinstalados na capital paulista por causa desse tipo de crime. Segundo Sérgio Ribeiro Augusto, engenheiro eletrônico do Instituto Mauá de Tecnologia, o reparo deixa o equipamento vulnerável a falhas. "Você vai fazer uma emenda, você põe ali uma fita. Por mais que seja bem feita, o cabo tem uma integridade. A emenda, com o tempo, o que acontece? tem umidade, tem chuva, tem o desgaste", afirma.

Ao todo, foram quase 2 mil ocorrências entre janeiro e março deste ano. Segundo especialistas, o furto de fios de cobre ganhou força em função da pandemia, que ocasionou no aumento da miséria. "Tipicamente são dependentes químicos, pessoas muito pobres, em situação de rua e que precisam de dinheiro para sobreviver", conta o professor da Fundação Getúlio Vargas, especialistas em segurança pública, Rafael Alcadipani.

Em média, 21 semáforos foram danificados por dia em São Paulo, principalmente na região central. A CET afirmou que trabalha em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública para combater esse crime.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade