Publicidade
Jornalismo

Educação midiática e a maturidade: saiba como não cair em informação falsa

SBT News traz para você uma serie de reportagens e dicas sobre o como consumir conteúdo com responsabilidade

Imagem da noticia Educação midiática e a maturidade: saiba como não cair em informação falsa
educação midiatica e maturidade
• Atualizado em
Publicidade

Cada vez mais a inclusão digital é um caminho sem volta. Com uso mais massivo e a popularização dos aplicativos, é natural que todas as camadas da sociedade possam usufruir dos benefícios que a tecnologia nos proporciona. 

E isso não é diferente com o público mais experiente. Segundo pesquisa da Kantar Media, mostra que 75% dos idosos com acesso à internet fizeram alguma transação online em 2020.

Saiba mais:
Conheça o Projeto Comprova e os seus princípios
+ Conheça o SBT News De Fato: o serviço de checagem e verificação do SBT

+ Se inscreva no minicurso do Comprova e MediaWise para 50+
+ FALSO: É falso que o Brasil tenha sido escolhido pela OMS como um dos três países que melhor atuaram no combate à pandemia

Recebeu conteúdo suspeito? Envie para o nosso WhatsApp
Leia as últimas notícias no portal SBT News

Além disso, o mesmo levantamento aponta aumento de 66% nas interações dos idosos nas redes sociais. Outra pesquisa, realizada nos Estados Unidos, mostra que durante as eleições presidenciais de 2016, os idosos compartilharam sete vezes mais conteúdo falso ou enganoso em relação ao público com idade inferior. 

Com a tecnologia, idosos são mais vulneráveis a golpes na internet e a desinformação | Pixabay

Porém, iniciativas no Brasil e pelo mundo são realizadas para coibir a distribuição de notícias e informações falsas, como é o caso do lançamento da versão em português do minicurso MediaWise for Seniors, que ajuda pessoas na faixa de idade acima dos 50 a distinguir fatos da desinformação, realizado pelo Projeto Comprova em parceria com o Instituto Poynter e o programa Educamídia 60+, que busca evangelizar de forma correta o uso da tecnologia e faz o letramento digital para o público acima de 60 anos.

  Confira e acesse abaixo a série de reportagens e dicas:

Com o avanço do comportamento de uso das mídias digitais, cada vez mais idosos estão ativos na internet. Seja para fazer uma compra, consumir um conteúdo ou pagar contas, eles estão aumentando seu conhecimento com a tecnologia e fazendo um uso mais intenso da ferramenta. Levantamento realizado pelo Kantar Ibope aponta que 75% dos idosos com acesso à internet fizeram alguma transação online em 2020 e, com a pandemia, esse hábito se intensificou.

Idosos compartilham mais conteúdo enganoso ou falso

Um estudo conjunto da Universidade de Princeton e da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, aponta que usuários da faixa etária mais sênior, acima dos 65 anos, são mais propensas a divulgar na internet notícias e informações falsas. Independente da ideologia, nível educacional ou afiliação política.

Comprova lança minicurso sobre desinformação para maiores de 50

O Projeto Comprova, coalizão liderada pela Abraji e formada por 40 veículos de mídia que trabalham para verificar desinformação, lança a versão em português do MediaWise for Seniors - um programa de educação midiática desenvolvido para adultos, especialmente os maiores de 50 anos, pela iniciativa de educação midiática digital voltada às redes sociais MediaWise, e da organização sem fins lucrativos Poynter Institute. 

  

Há outras organizações que também estão preocupadas com a forma que as pessoas vêm consumindo conteúdo no universo digital. A EducaMídia, um programa do Instituto Palavra Aberta, foi criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de buscar engajamento na sociedade para o processo de educação midiática dos jovens e adultos. O projeto tem um programa para promover educação midiática para quem tem mais de 60 anos.

Confira dicas dos integrantes do Projeto Comprova para que você não caia em conteúdo falso ou enganoso. São cinco tipos de conteúdo importantes para ficar atento ao receber uma informação suspeita. São eles: textos, imagens, áudios, vídeos e gráficos.

Assista a reportagem do SBT Brasil sobre o minicurso do Comprova:


FICHA TÉCNICA

  • edição e reportagem SBT News: Cido Coelho 
  • produção SBT Brasil: Cristina Christiano e Mariana Alonso
  • reportagem SBT Brasil: Solange Boulos e Fabiano Biancatto
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade