SP anuncia mutirão de vacinação contra a covid-19 para domingo (27.mar)
Objetivo principal da iniciativa é aumentar o número de crianças com esquema vacinal completo
O estado de São Paulo realizará no próximo domingo (27.mar) um mutirão de vacinação contra a covid-19 -- denominado Domingão da Vacinação --, segundo anúncio feito nesta 4ª feira (23.mar) pelo governador João Doria (PSDB). Com a iniciativa, das 7h às 19h da data, as 5 mil Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 645 municípios paulistas imunizarão crianças e aplicarão terceira e quarta dose da vacina em adultos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O objetivo principal do mutirão é aumentar o número de crianças de 5 a 11 anos com esquema vacinal completo. De acordo com o governo de São Paulo, no estado, 75% das pessoas desse público já tomaram a primeira dose do imunizante, mas o percentual de crianças que receberam duas doses é de 34% e 800 mil pequenos já poderiam ter completado o esquema vacinal. O Executivo paulista acrescenta que, de acordo com pesquisa da Fundação Seade, 34% dos pais e responsáveis disseram que não levaram os filhos para receber o imunizante por falta de tempo.
Para viabilizar o mutirão, o governo repassará R$ 5,5 milhões em etapas diárias (diárias) para os profissionais de saúde das 5 mil UBSs. As equipes nos locais deverão estar completas no domingo para vacinar. Nas palavras de Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PNI), "o Domingão da Vacinação é uma oportunidade para que toda a família possa tomar a sua dose". O estado deu início à aplicação da quarta dose do imunizante da covid em idosos com mais de 80 anos na 2ª feira (21.mar).
Veja também: