Ataque ucraniano destrói helicópteros russos em Kherson
Ofensiva da Ucrânia foi a maior desde o início da guerra
Um ataque da Ucrânia atingiu vários helicópteros militares russos no Aeroporto Internacional de Kherson, no sul da Ucrânia, na 3ª feira (15.mar). Imagens de satélite do Planet Labs foram divulgadas pela emisora de televisão CNN.
Nos registros, é possível ver uma grande nuvem de fumaça preta, com vários helicópteros pegando fogo. A ofensiva ucraniana á a mais destrutiva contra helicópteros russos desde o início da guerra, com pelo menos três aeronaves destruídas. Veículos militares também teriam sido atingidos.
A cidade Kherson, considerada estratégica pelos acessos portuários, está sob controle das tropas russas. O aeroporto estava sendo usado como base aérea da Rússia. A ocupação do local ocorreu no sétimo dia de guerra entre Rússia e Ucrânia. Com o comando de Kherson, os russos passam a conduzir os portos de Odessa e Mariupol.
Segundo a CNN, o ataque foi captado pelo Fire Information for Resource Management System (Firms) da Nasa, que rastreia e registra incêndios ativos em todo o planeta. De acordo com os dados coletados, o ataque militar teria ocorrido por volta das 13h42 no horário local (8h42 horário de Brasília).