Ucrânia: ataque aéreo russo atinge escola na cidade de Zhytomyr
Região já havia sido evacuada pelas autoridades e explosão não deixou vítimas
O Ministério da Defesa da Ucrânia informou, na manhã desta 6ª feira (4.mar), que um ataque aéreo da Rússia atingiu uma escola na cidade de Zhytomyr, localizada a 140 km da capital, Kiev. O bombardeio foi registrado às 9h35 (4h35 no horário de Brasília) e equipes de bombeiros foram enviadas imediatamente para o local.
+ Diário da Guerra 9: siga as últimas informações sobre o ataque à Ucrânia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a pasta, a região já havia sido evacuada devido aos constantes ataques russos e, portanto, não houve vítimas. A estrutura pegou fogo inicialmente, mas membros dos bombeiros conseguiram controlar as chamas pouco tempo depois. Também houve o registro de projéteis em outros prédios, que resultou no desabamento parcial das estruturas.
Pelas redes sociais, o Ministério da Defesa expressou repúdio ao ataque dizendo que "os soldados da Rússia não param por nada" e que o governo russo deve ir "aprendendo as palavras 'contribuição' e 'reparação', pois terão que compensar todos os estragos causados".
Em pronunciamento no início da semana, o primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, pediu à União Europeia que oferecesse um plano de reconstrução no valor de 100 bilhões de euros (R$ 558 bilhões) à Ucrânia. O valor, segundo ele, seria destinado para a reconstrução de escolas, hospitais e conjuntos habitacionais no país.
Saiba mais
+ Correspondente do SBT sai de Lviv com grupo de brasileiros rumo à Polônia
+ Incêndio não causou danos em reatores da usina nuclear de Zaporizhzhia
+ UE planeja diversificar suprimentos de energia em caso de retaliação russa