Agência nuclear diz que nível de radiação segue normal em Chernobyl
Propagação de ondas eletromagnéticas havia se intensificado na última semana após ataque russo
Após ser atacado pelo exército russo na última semana, o arredor da usina nuclear desativada de Chernobyl segue apresentando níveis normais de radiação. Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), todas as usinas nucleares da Ucrânia permanecem sob o controle da operadora nacional e não houve novos relatos de ameaças potenciais aos locais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"As evidências disponíveis atestam que todas as usinas da Ucrânia operam em segurança e tanto os sistemas de proteção física como os níveis de radiação nos locais estão em níveis considerados normais", informou a entidade, assegurando que as instalações de eliminação de resíduos radioativos seguem operando normalmente.
+ Enviado do SBT mostra clima em Kiev após chegada das tropas russas
Apesar do anúncio, o diretor-geral da Aiea, Rafael Mariano Grossi, destacou que segue preocupado com o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia e suas consequências. Ele enfatizou que qualquer ação militar que possa ameaçar a segurança das usinas nucleares deve ser evitada. No total, o país possui 15 reatores em quatro localidades.
Leia também
+ Diário da Guerra 7: siga as últimas informações sobre o ataque à Ucrânia
+ Rússia diz ter assumido o controle de Kherson, no sul da Ucrânia
+ Presidente da UE reforça acolhimento de refugiados ucranianos