Esquema vacinal com 3 doses da AstraZeneca mostra eficácia contra ômicron
Segundo estudo da Oxford, neutralização do vírus é similar aos registrados contra a variante Delta
SBT News
Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, divulgado na 5ª feira (23.dez), mostrou que o esquema vacinal com três doses do imunizante contra covid-19 da AstraZeneca apresenta eficácia contra a variante ômicron. A cepa, identificada pela primeira vez em novembro no sul da África, é classificada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a pesquisa, que contou com 41 participantes, os níveis de anticorpos contra a ômicron após a dose de reforço foram maiores do que os anticorpos em pessoas que foram infectadas e se recuperaram naturalmente da covid-19. Os dados também apontaram que a neutralização do vírus foi "amplamente semelhante" aos registrados contra a variante Delta após duas doses da vacina.
+ Porto Alegre confirma transmissão comunitária da variante ômicron
Os dados da pesquisa ainda serão revisados por pares e devem ser publicados em um periódico científico. Apesar dos resultados positivos, a farmacêutica informou, na última semana, que está trabalhando em parceria com a Universidade de Oxford para produzir uma vacina sob medida para a ômicron, assim como outras fabricantes de vacinas.