Variante ômicron: Holanda decreta lockdown durante festas de fim de ano
Medida ficará em vigor até 14 de janeiro e engloba o fechamento de lojas, restaurantes e cinemas
A Holanda iniciou, na manhã de domingo (19.dez), um novo período de lockdown para tentar conter a disseminação da variante ômicron do novo coronavírus e uma possível quinta onda da pandemia no país. A medida, conforme informado, ficará em vigor até o dia 14 de janeiro de 2022.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, todas as lojas, restaurantes, bares, cinemas, museus, teatros e demais atividades não essenciais devem permanecer fechadas até a data estipulada, enquanto as escolas devem voltar a funcionar apenas depois do dia 9 de janeiro.
Ao mesmo tempo, o número de convidados que as pessoas podem receber em suas casas durante o período de lockdown foi reduzido de quatro para dois, exceto no dia de Natal, comemorado em 25 de dezembro.
+ Variante ômicron impacta o destino das festas de réveillon
"Isso é inevitável com a quinta onda e com a ômicron se espalhando ainda mais rápido do que temíamos. Devemos intervir agora por precaução", disse o premiê, reforçando que a população complete o ciclo vacinal contra a covid-19 e continue utilizando máscaras.