Criadora da vacina AstraZeneca diz que próxima pandemia pode ser pior
Cientista da Universidade de Oxford acredita que conhecimento da atual pandemia pode ser preparação para futura crise
Nesta 2ªfeira (06.dez), uma das cientistas criadoras da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca afirmou em entrevista para a emissora britânica BBC de que uma futura pandemia pode ser mais mortal que a atual. E para conter isso, será necessário mais recursos para a pesquisa científica.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Esta não será a última vez que um vírus ameaça nossas vidas e meios de subsistência", disse Sarah Gilbert, cientista da Universidade de Oxford, durante um evento, para a BBC.
Sarah ressalta que a próxima pandemia pode ser pior e mais contagiosa. "A verdade é que a próxima será pior, poderá ser mais contagiosa ou mais letal, ou ambas as coisas", em trecho divulgado pela emissora.
No entanto, a cientista explica que o conhecimento conseguido na atual pandemia pode ser utilizado para se preparar para uma futura crise biológica.
Sobre a variante ômicron, ela disse que por causa das mutações, o vírus pode ser mais transmissível facilmente e que pode ser possível que as vacinas sejam menos eficazes. Porém, Sarah insistiu que os imunizantes são fundamentais para reduzir doenças graves ou morte.
"Até que saibamos mais, devemos ser cautelosos e tomar medidas para desacelerar a disseminação dessa nova variante", conta a especialista em vacinologia.