Covid-19: metade da população da América Latina e Caribe está 100% vacinada
Apesar da notícia positiva, alguns países como Nicarágua e Haiti não conseguiram vacinar 10% da sociedade
Metade da população da América Latina e do Caribe está 100% vacinada contra a covid-19. É o que diz a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Segundo o Our World in Data, os índices de mortes e novos casos da doença seguem em queda nas Américas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar da notícia positiva, a diretora da instituição, Carissa Etienne, afirmou que ainda há países que não conseguiram vacinar nem 20% da população, como é o caso da Guatemala, Jamaica e São Vicente e Granadinas. Já na Nicarágua e no Haiti, a cobertura vacinal não chega a 10%.
A expectativa da Opas é que mais de 3,5 milhões de doses de vacinas cheguem essa semana, contudo a lacuna ainda é grande. De acordo com a organização, foram registrados mais de 760 mil novos casos e 12,8 mil mortes, números que representam uma redução de 5% nas infecções e de 17% em óbitos.
Os países mais populosos, como Brasil e Colômbia, observaram uma estabilização de novos casos após duas semanas em queda. Já o México registrou, somente nesta semana, um aumento de 3,5% de novas infecções.
Carissa Etienne reafirmou que "a pandemia de covid-19 ainda é muito ativa na região [Caribe]". Ela também disse que vacinação, distanciamento social e uso de máscara devem continuar em vigor.