Publicidade
Jornalismo

Conselho Federal de Medicina vota a favor do "kit covid" na Conitec

Votação sobre relatório que contraindicava uso de remédios sem eficácia terminou empatada

Imagem da noticia Conselho Federal de Medicina vota a favor do "kit covid" na Conitec
remédios
• Atualizado em
Publicidade

A votação do relatório que contraindicava o uso do kit covid terminou empatada na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) nesta 5ª feira (21.out). Foram seis votos favoráveis e seis contra o texto. Dentre os votos contra o relatório -- ou seja, em defesa do chamado "kit covid" --, está o do Conselho Federal de Medicina (CFM). 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na defesa do kit -- composto por remédios comprovadamente ineficazes contra a covid-19 -- estão também cinco representantes de áreas do Ministério da Saúde. Já entre os que votaram estão os representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Mesmo com o empate, o relatório vai ser levado para a consulta pública. Depois, a Conitec volta a discutir o tema e envia o posicionamento oficial para o Ministério da Saúde. 

Há duas semanas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria influenciado a discussão do "kit covid" na Conitec. Pressionado pelo presidente, o Ministério da Saúde decidiu adiar a análise do relatório pela comissão em 7 de outubro.

Procurado pela reportagem, o Conselho Federal de Medicina ainda não se manifestou. O espaço segue aberto.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade