Mais de mil pessoas assinaram termo de recusa da vacina em São Paulo
Entre as cidades, a capital do estado registrou o maior número de recusas, com 637 assinaturas
Mais de mil pessoas já assinaram o termo de recusa por não querer tomar a vacina disponível no posto de vacinação, na região metropolitana de São Paulo, segudo números informados nesta quarta-feira (4), pelas Prefeituras dos municípios. O maior número de recusas ocorreu na capital paulista, com 637 assinaturas.
Depois da capital, o município de Osasco é a cidade com o maior número de assinaturas de recusa, sendo 158 termos de recusa assinados.
Em nota, a Prefeitura de Osasco informou que, a Secretaria de Saúde elaborou no início de julho a Portaria Interna SS nº 41/2021, publicada na Imprensa Oficial do Município de Osasco em 14 de julho de 2021, edição 2073, páginas 91 a 93 (disponível no portal www.osasco.sp.gov.br), com as recomendações para o termo de recusa vacinal de imunobiológico específico contra a Covid-19.
A Lei nº 17.583, estabelece alteração no protocolo de vacinação na cidade de São Paulo para aqueles que se recusarem a tomar a vacina contra a Covid-19 devido unicamente à marca do imunizante, foi publicada no Diário Oficial da Cidade, na terça-feira, 27 de julho de 2021.
A Prefeitura de São Bernardo, a primeira cidade a adotar medidas contra os sommeliers, informou em nota que, desde o dia 1 de julho, 105 pessoas assinaram o termo de recusa da vacina contra a Covid-19 e foram automaticamente para o final da fila do processo de vacinação.
A Prefeitura de Guarulhos informou que iniciou a utilização do termo nesta segunda-feira (2) e até ontem (3), ninguém havia assinado. Ou seja, ainda não houve registro de recusa.
Em Rio Grande da Serra também foi adotada a medida, mas nenhum termo foi assinado ainda, segundo resposta do município.
Veja abaixo os números de recusa dos municiópios:
São Paulo: 637 pessoas
Osasco: 158
São Caetano do Sul: 131
São Bernardo do campo: 105
Embu das Artes: 51
Santana de Paranaíba: 32
Vargem Grande Paulista: 32
Guararema: 18
Cajamar: 3
Guarulhos: 0
Rio Grande da Serra: 0
TOTAL: 1.167