Distrito Federal amplia vacinação para faixa etária de 45 e 44 anos
Medida vem após justiça definir que novas doses devem seguir faixa etária, e não categorias profissionais
O Distrito Federal ampliou a vacinação contra covid-19 para pessoas que têm 45 e 44 anos. O agendamento para o público começou neste sábado (3.jul), para imunização a partir de 4ª feira (7.jul). Além do novo grupo, recebem doses pessoas com mais de 45 anos e pessoas com comorbidade, a partir de 18 anos, e profissionais da educação.
A evolução da faixa etária veio após o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), solicitar informações sobre a vacinação local e determinar que a imunização deveria avançar por faixa etária, sem atender categorias profissionais.
A Secretaria de Saúde do DF definiu, portanto, avançar apenas por idade -- além da continuidade para grupos determinados pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e categorias que já haviam iniciado a imunização, como oficiais de justiça.
No Distrito Federal, a vacinação ocorre mediante agendamento. Pessoas que fazem parte dos grupos aptos a receber doses devem fazer cadastro no site oficial para cadastro da vacina.
Até 6ª feira, mais de 1 milhão de pessoas haviam recebido a 1ª dose de alguma vacina contra covid-19 no DF, e 344 mil a 2ª. Doses únicas, da vacina Janssen, foram aplicadas em 15.881 pessoas. O governo local divulgou que 100% das pessoas com 75 anos estão imunizadas.