Inverno pode agravar pandemia; alerta Observatório Covid da Fiocruz
18 estados e o DF estão com taxas de ocupação de leitos de pelo menos 80%, sendo que 8 chegam a 90%
SBT News
O novo boletim epidemiológico do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta para o agravamento da doença durante o inverno, que começa nesta 2ª feira (21.jun) com previsão de frio e chuva em várias partes do país.
O levantamento mostra que houve um pequeno aumento de casos novos até 12 de junho e um total de 20 estados com taxa de incidência superior a 10 casos por 100 mil habitantes, considerada extremamente alta.
O quadro geral ainda é predominantemente crítico. "Temos 18 estados e o Distrito Federal com taxas de ocupação de pelo menos 80%, sendo que 8 destes com taxas de ocupação iguais ou superiores a 90%. Para as capitais, temos 16 com taxas de ocupação de pelo menos 80%, sendo que destas, 9 com taxas iguais ou superiores a 90%", diz o relatório da Fiocruz.
Sobre o ritmo de vacinação, o levantamento aponta um total de apenas 15% de pessoas vacinadas com esquema completo, o que exige medidas como uso de máscaras, distanciamento físico e social e higienização das mãos, além de medidas de maior restrição da circulação de pessoas como bloqueio ou lockdown sempre que necessário.
Os pesquisadores destacam o uso de máscaras para proteção de todos " evitam que pessoas infectadas exponham outras ao Sars-CoV-2, bloqueando a saída de gotículas contendo vírus no ar (denominado controle de origem) e, além disso, protegem os não infectados, formando uma barreira para grandes gotículas respiratórias e impedindo que atinjam as membranas mucosas expostas do nariz e boca. Consideramos que, sem ter pelo menos 75% da população vacinada, em um contexto de maior segurança para todos, ainda é muito precoce para não tornar mais obrigatório o uso de máscaras", concluem.
Veja reportagem do SBT Brasil: