Covid-19: RJ ocupa 2° lugar em mortes por milhão de habitantes no mundo
Se o estado do carioca fosse um país, ficaria atrás apenas de San Marino, na Europa, aponta pesquisa da Covid-19 Analytics
Covid-19: RJ ocupa 2° lugar em mortes por milhão de habitantes no mundo
SBT Jornalismo
• Atualizado em
Publicidade
O Rio de Janeiro, se fosse um país, ficaria em segundo lugar no número de mortes por coronavírus por milhão de habitantes no mundo. Um levantamento do grupo Covid-19 Analytics, formado por professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que o Estado fica atrás apenas de San Marino, na Europa.
Foram contabilizadas 884 falecimentos por milhão de habitantes até dia 22 de agosto, data de divulgação da pesquisa, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O número confirma a tendência de crescimento, pelo sexto dia seguido, dos óbitos no Estado após o pico nos meses de abril e maio.
O Rio alcançou a marca de 15.560 mortes nesta terça-feira (25). São 486 a mais do que na semana passada. Quando analisada a média móvel, houve alta de 89% nos óbitos em comparação com duas semanas atrás.
A equipe do grupo Covid-19 Analytics ainda publicou no mesmo relatório possíveis causas da recente alta de perdas no Rio. Uma das possibilidades é que grande parte deste aumento se deve ao atraso no registro, que estaria refletindo somente agora. "No entanto, não há indícios de que uma segunda onda esteja atingindo nem o estado, nem a cidade do Rio de Janeiro", afirma a pesquisa.