Publicidade
Jornalismo

Eleições americanas: Joe Biden é o candidato favorito para enfrentar Trump

Vencedor em 10 dos 14 estados que votaram na Superterça, Biden disputa com Bernie Sanders a vaga de candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos

Imagem da noticia Eleições americanas: Joe Biden é o candidato favorito para enfrentar Trump
Eleições americanas: Joe Biden é o candidato favorito para enfrentar Trump
• Atualizado em
Publicidade
Projeções da Superterça colocam Joe Biden como o pré-candidato democrata favorito à Presidência dos Estados Unidos. O ex-vice-presidente americano foi a escolha de 10 dos 14 estados que votaram nesta terça-feira (3), já Bernie Sanders capturou a Califórnia, estado com maior número de delegados.

O resultado coloca Biden, da ala moderada do partido, definitivamente de volta à briga pelo posto de candidato democrata após um começo de campanha sem bons resultados. Ele obteve vitória esmagadora em estados do Sul e Centro-Oeste, como Texas, Virginia e Carolina do Norte, e conta com um eleitorado diversificado, de grande maioria afro-americana e moderados.

Ex-vice de Barack Obama, Joe Biden também foi a escolha de Pete Buttigieg e Amy Klobuchar que, ao desistirem da pré candidatura pelo partido Democrata dias antes da Superterça, anunciaram o seu apoio ao candidato. 

O bilionário e ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que, em sua estréia, teve um desempenho aquém do esperado, anunciou sua desistência horas depois dos primeiros resultados das prévias democratas. Ele se juntou à lista de apoiadores de Biden e à coalizão contra Bernie Sanders, senador de Vermont de discurso progressista e anti-establishment que tem angariado cada vez mais apoio, principalmente de latinos, liberais e menores de 40 anos. 

Em estados do Oeste como Utah, Colorado e Califórnia, que ainda não finalizou a contagem de votos, Sanders garantiu a vitória sem muito obstáculos, demonstrando que, até novembro, data das eleições presidenciais, a disputa pelo cargo de candidato democrata ficará entre dois senhores: Joe Biden e Bernie Sanders. Elizabeth Warren, também com uma agenda mais progressista, não conseguiu bons resultados e ficou em terceiro em seu próprio estado, Massachusetts, e, apesar de não ter desistido da candidatura, encontrará dificuldades para permanecer na corrida.

A Superterça é uma data importante no calendário do partido Democrata por reunir prévias em 14 estados dos Estados Unidos. Ao todo, 1357 delegados são distribuidos pelos eleitores e podem garantir a nomeação de um candidato à Casa Branca, na Convenção Nacional, em julho.
 
x
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade