30 cidades são prejudicadas por temporal que já dura 5 dias no RS
264 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, e 1600 casas foram danificadas em todo o estado
SBT News
Aproximadamente 30 cidades foram prejudicadas pelo temporal que atinge o Rio Grande do Sul há cinco dias. Em todo o estado, há 264 pessoas desabrigadas ou desalojadas, e 1600 casas foram danificadas.
Mais de 200 mil consumidores ficaram sem energia em todo o estado, e a chuva só deve parar na metade da próxima semana, tendo uma rápida pausa entre sexta-feira (1) e sábado (2).
Em São Gabriel, o rio Vacacaí transbordou e inundou 60 casas, deixando moradores ilhados, que foram resgatados com ajuda do exército.
No norte gaúcho, em Lagoa Vermelha, o cenário é de árvores caídas, que atingiram até muros. Ventos de 130km/h destruíram uma praça, destelharam 70 casas e tombaram 15 postes, de acordo com a prefeitura.
O temporal também foi intenso em Porto Alegre, tendo os bairros do extremo sul mais atingidos. Oitenta casas foram danificadas por conta da chuva forte e do granizo, e a defesa civil chegou a distribuir mais de mil metros de lona para os moradores.
Fernanda Santos, dona de casa, relata que parte do telhado da casa não resistiu à queda de granizo, e o córrego nos fundos da casa transbordou, gerando grande desespero: "A única coisa que eu fiz foi proteger as crianças, botar pra baixo da mesa e botar os baldes pra catar a água".