Jogador de basquete que morreu afogado é enterrado em São Paulo
Michael Uchendu, mais conhecido como Maikão, era tido como uma das grandes promessas do basquete nacional
Foi enterrado neste domingo o jogador de basquete Michael Uchendu, de 21 anos, no Cemitério Nova Cachoeirinha, em São Paulo. Michael morreu no sábado, vítima de um acidente de moto aquática.
De férias após temporada na Espanha, onde defendeu o La Coruña, Michael estava com amigos e familiares na represa do Cantareira, São Paulo, quando sofreu o acidente e se afogou.
Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência de afogamento, no local foram informados por testemunhas que a vítima estava na garupa de uma moto aquática, quando se afogou. O corpo de Michael foi encontrado por mergulhadores do corpo de bombeiros e levado às margens de uma represa, onde foi constatado o óbito.
Um estudante de 27 anos, que conduzia a moto aquática no momento do acidente, contou aos policiais que pegou o veículo sem autorização de responsáveis e o colega pediu para ir na garupa. O rapaz de 27 anos e colega de Michael, disse que a moto desligou sozinha e os dois caíram na água.
Ainda de acordo com o estudante, ele conseguiu voltar para o veículo e ao notar que Michael estava se afogando, houve uma tentativa de resgate sem sucesso.Foi requisitado exame pericial e necroscópico, o caso foi apresentado na Delegacia de Atibaia e registrado como homicídio culposo, o autor pagou a fiança de um salário mínimo e foi liberado.
Michael Uchendu apareceu para o basquete nacional em 2014, quando passou a compor o elenco do Bauru na NBB, ainda aos 16 anos. O pivô seguiu até 2018 na equipe do interior paulista, se consagrando campeão nacional na temporada 2016/2017. O atleta seguiu para a Espanha, onde jogou pelo Monbus Obradoiro na última temporada.
Em comunicado, a Liga Nacional de Basquete lamentou a morte de Michael:
"Uma triste notícia abalou o basquete brasileiro na tarde deste sábado (29/06). Um dos bons nomes da nova geração de atletas do nosso país, o pivô Michael Uchendu faleceu aos 21 anos, após um acidente envolvendo um jet ski na região da Serra da Cantareira, em São Paulo (SP).
Dono de um ótimo porte físico, Uchendu teve diversas convocações para Seleções Brasileiras de base e foi um dos pilares da conquista do Sul-Americano Sub-21, em junho de 2018. Ao lado de Yago e Didi, o jogador que era carinhosamente chamado de Maikão comandou a campanha verde-amarela até o título.
Nascido em São Paulo, Michael despontou para o basquete nacional no Sendi/Bauru Basket e atuou por lá de 2014 a 2018. Neste período fez parte do elenco campeão do NBB CAIXA 2016/17 e também foi um dos protagonistas do título do Paulista Sub-19, em 2016.
Na última temporada se transferiu para o basquete espanhol e atuou pelo Leyma Coruña, emprestado pelo Monbus Obradoiro. Uchendu chegou a se inscrever no Draft da NBA deste ano, mas não foi selecionado.
A Liga Nacional de Basquete lamenta profundamente o falecimento deste tão jovem talento do basquete brasileiro e deseja força a todos os amigos e familiares. Ainda não há informações sobre data e local do enterro."