Governo antecipa pagamento do Bolsa Família em Brumadinho
Iniciativa ocorre após o rompimento de barragem da mineradora Vale que matou até o momento 60 pessoas
(Foto: Presidência da República / Divulgação)
Nesta segunda-feira (28), o Ministério da Cidadania decidiu antecipar o pagamento do Bolsa Família para beneficiários do programa que residem em Brumadinho (MG). A iniciativa foi tomada após o rompimento da barragem da Vale, na última sexta-feira (25).
Com a medida, as pessoas contempladas pelo programa poderão sacar o dinheiro sem precisar seguir o calendário de programação. Ao todo, 1.506 famílias da cidade estão inscritas no Bolsa Família.
De acordo com a assessoria da pasta, o ministro Osmar Terra visitou a região e afirmou que pretende implantar medidas adicionais de apoio à população local. Entre elas, destaque para a antecipação do pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
"Iremos fazer um diagnóstico das demandas dessa população. Também vamos ajudar nas ações de acolhimento da população desalojada e de encaminhamento pós-emergencial”, disse a secretária nacional de Assistência Social, Carminha Brant, em entrevista à Agência Brasil.
O governo também decidiu prorrogar por 60 dias o prazo para que famílias atualizem seus dados na administração municipal do Bolsa Família. O objetivo da medida é evitar que as pessoas fiquem sem receber o benefício, já que erros de cadastro podem causar interrupção no repasse da verba.
Leia também:
Porta voz do governo fala sobre cirurgia de Jair Bolsonaro
Vale desautoriza declarações após advogado dizer que não houve negligência