Publicidade
Jornalismo

Ucrânia e União Europeia marcam cúpula no dia 3 de fevereiro, em Kiev

Encontro deve promover discussões sobre apoio militar e assistência macrofinanceira durante guerra

Imagem da noticia Ucrânia e União Europeia marcam cúpula no dia 3 de fevereiro, em Kiev
Telefonema entre líderes concretizou a cooperação entre os países em 2023 | Divulgação/Parlamento Europeu
• Atualizado em
Publicidade

O gabinete presidencial da Ucrânia informou, na 2ª feira (2.jan), que irá realizar uma cúpula com a União Europeia no dia 3 de fevereiro, em Kiev. O encontro, segundo a entidade, deverá promover discussões sobre o apoio financeiro e militar do bloco europeu ao governo ucraniano em meio à guerra com a Rússia.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O encontro foi marcado após conversa telefônica entre o líder Volodymyr Zelensky e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que concretizou a cooperação entre os países em 2023. "Os interlocutores discutiram maneiras de fortalecer ainda mais o poder das Forças da Ucrânia, fornecendo armas apropriadas", disse o gabinete.

Além disso, os representantes comentaram sobre a implementação de um novo programa de assistência macrofinanceira no valor de 18 bilhões de euros. Espera-se que a primeira parcela, de 3 bilhões, seja enviada ao governo ucraniano ainda em janeiro para auxiliar a população e as forças armadas em meio às temperaturas negativas do inverno.

+ Ataque da Ucrânia deixa mais de 60 soldados russos mortos, admite Moscou

"Estamos apoiando vocês neste inverno com geradores, lâmpadas, abrigos, ônibus escolares. E continuamos nossa forte assistência financeira. Estou ansiosa para encontrá-lo [Zelensky] novamente na Ucrânia", disse von der Leyen. "A UE está ao seu lado, pelo tempo que for necessário. Apoiamos sua luta heróica. Uma luta pela liberdade e contra a agressão brutal", completou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade