Secretário de Defesa dos EUA parabeniza Ucrânia pela reconquista de Lyman
Cidade era um importante centro logístico para avanço russo no leste do país
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, parabenizou a Ucrânia pela reconquista da cidade de Lyman, no sábado (1º.out). Em declaração, o político afirmou que o sucesso da missão de contra-ataque foi um passo importante para conter a ofensiva russa no leste do país, onde algumas cidades continuam sob ocupação.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Estamos muito encorajados pelo que estamos vendo agora. Sem essas rotas, será mais difícil. Então a ação apresenta uma espécie de dilema para os russos daqui para frente", disse Austin. Isso porque, com a retirada russa da cidade, as tropas ucranianas poderão avançar até as cidades de Kreminna e Sievierodonetsk, na região de Luhansk.
+ Blinken diz não ver ações sugerindo uso de armas nucleares pela Rússia
O secretário de defesa disse ainda que conversou com Oleksii Reznikov, ministro da Defesa da Ucrânia, e reforçou que o governo norte-americano não reconhecerá a anexação das cidades de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson à Rússia. "Condenamos o referendo falso da Rússia e forneceremos uma atualização sobre a assistência de segurança", disse.